Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri

Há 60 anos acontecia a estreia de Almir Pernambuquinho no Corinthians

Ele chegou ao Parque São Jorge como salvador e ao Santos como reserva. Foi o inverso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Há precisos 60 anos, dia 5 de abril de 1960, Almir, o Pernambuquinho, estreava pelo Corinthians contra o clube que o vendera, o Vasco.

Logo aos seis minutos, abriu o placar na vitória corintiana por 3 a 0.

Almir Pernambuquinho após ser contratado pelo Corinthians, em 1960
Almir Pernambuquinho após ser contratado pelo Corinthians, em 1960 - Acervo UH/Folhapress

Para o então novo presidente alvinegro, Vicente Matheus, era a prova de que os oito milhões de cruzeiros investidos no “Pelé Branco” tinham valido a pena, transação recorde no futebol brasileiro.

Só que ficou nisso. Almir jogou mais 28 vezes, marcou apenas outros quatro gols e, em 1961, acabou negociado com o Boca Juniors, como informa o Almanaque do Timão, de Celso Unzelte.

Revelado pelo Sport e consagrado no Vasco, Almir foi super-super-campeão carioca em 1958, quando Vasco, Flamengo e Botafogo precisaram de três turnos para decidir quem ficaria com a taça.

No primeiro turno, em 22 jogos valendo dois pontos, o trio empatou com os mesmos 32 pontos. No primeiro triangular decisivo, dois pontos para cada um, o que forçou mais um. Aí, com três pontos, o Cruzmaltino ganhou o título.

De temperamento explosivo, à época Almir era chamado de o novo Heleno de Freitas. Difícil achar alguém para compará-lo nos dias de hoje, embora, nos de ontem, Edmundo, o Animal, também consagrado pelo Vasco, caiba como luva na comparação.

Almir protagonizou das maiores batalhas campais da história da seleção brasileira, no Campeonato Sul-Americano de 1959, em Buenos Aires, quando agrediu um defensor do Uruguai e foi expulso, não sem antes causar colossal briga entre todos os jogadores, os reservas incluídos.

No Boca também não se deu bem e depois de arrumar nova confusão, em jogo contra o Chacarita, acabou repatriado pelo Santos, para ser reserva de Pelé.

Se no Corinthians o salvador da pátria não salvou coisa alguma, no Santos o reserva virou herói.
Na decisão do Mundial de 1963, contra o Milan, coube a ele substituir o Rei, machucado no jogo de ida, em Milão, vitória italiana por 4 a 2.

Na volta, Maracanã lotado, o Santos devolveu o placar e o terceiro jogo tornou-se necessário.
Jogava para os rossoneros o ídolo brasileiro Amarildo, um dos responsáveis pelo bicampeonato mundial da seleção brasileira no ano anterior, no Chile, exatamente como substituto de Pelé, que havia distendido a virilha no segundo jogo da Copa.

Almir, que havia se comportado exemplarmente no jogo que forçou o desempate, prometeu intimidar Amarildo, apelidado de Possesso.

Imagine o tamanho da parada.

Pois no primeiro minuto da terceira partida, Almir pegou Amarildo de maneira a merecer ser expulso imediatamente, coisa que o árbitro, argentino, não teve coragem de fazer.

Almir cavou um pênalti aos 30 minutos de jogo, Dalmo converteu e o 1 a 0 final deu o bicampeonato ao Santos.

Anos depois, em seu livro de memórias, Almir contou que o apitador estava comprado e que ele se dopou para jogar.

Em 1965 foi para o Flamengo e na decisão do Campeonato Carioca do ano seguinte, prometeu que o Bangu não daria a volta olímpica. Era Flamengo ou nada.

Com o placar do Maracanã estampando 3 a 0 para o time de Moça Bonita, o Pernambuquinho não teve dúvida: deu uma voadora num adversário, o tempo fechou e foram tantas as expulsões que o jogo não terminou.

O Bangu saiu campeão, mas, de fato, volta olímpica não deu.

Almir morreu jovem, ainda aos 35 anos, assassinado numa briga de bar em Copacabana.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.