Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri

Campeonato Alemão terá terça insana com clássico decisivo

Bayern enfrenta Borussia Dortmund e está às portas de ser campeão pela 8ª vez seguida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Só mesmo em tempos de pandemia, e com estádios vazios, para um clássico decisivo ser disputado numa modesta terça-feira. Pois nesta (26), o segundo colocado Borussia Dortmund recebe o líder Bayern de Munique no que pode ser o fim do Campeonato Alemão, caso a equipe bávara vença e livre sete pontos de vantagem, ainda na 28ª rodada do torneio de 34.

Se no retorno do futebol germânico o Borussia voltou a todo vapor (4 a 0 no Schalke 04) e o Bayern devagar (2 a 0 no Union Berlim), no sábado (23) foi o inverso. Os amarelos de Dortmund jogaram com freio de mão puxado e o suficiente para fazer 2 a 0 no Wolfsburg, enquanto os vermelhos de Munique enfiaram 5 a 2 no Eintracht Frankfurt.

Robert Lewandowski comemora gol na goleada do Bayern com David Alaba
Robert Lewandowski comemora gol na goleada do Bayern com David Alaba - Andreas Gebert/AFP

O Bayern está às portas de ser campeão pela oitava vez seguida, um escândalo!, e pela 30ª vez, quase um monopólio.

Basta dizer que o segundo clube com mais títulos é o Nürnberg, hoje na segundona, com apenas nove, número que o Borussia Dortmund alcançará se ainda conseguir superar o rival.

Para quem não tem time no país germânico, a vitória dos anfitriões nesta terça insana, às 13h30 em transmissão da Fox Sports, com sinal aberto, servirá para manter aceso o interesse no campeonato.

Porque, convenhamos, sem torcida, mesmo com som dela, como fez o Bayern na goleada, a exemplo, aliás, do que fizera o Corinthians contra o Ituano, em março passado, e com o primeiro colocado impondo diferença de duas rodadas, além do gosto de chupar bala com papel, a guloseima ficará gelada.

A grande novidade do fim de semana alemão foi a ausência de gols de Haaland. O norueguês não só passou em branco como deu uma furada espetacular ao deixar de fazer o 1 a 0, do que se aproveitou o franco-português Raphael Guerreiro para abrir a contagem.

A esperança está no técnico suíço Lucien Favre, do Borussia, saber explorar as deficiências da defesa do Bayern, que levou dois gols de bola parada, ambos do zagueiro Martin Hinteregger, autor também do quinto, para o adversário. Verdade que podem ser debitados ao acomodamento da ótima dupla Boateng/Alaba, pois o poderoso líder vencia por 3 a 0. Impossível pensar na repetição do afrouxamento com Haaland em campo.

Enfim, é o que temos por enquanto, este filosofar em alemão, como diria Caetano Veloso.

Raphael Guerreiro marca após furada de Haaland contra o Wolfsburg
Raphael Guerreiro marca após furada de Haaland contra o Wolfsburg - Michael Sohn/AFP

Pimenta na língua

Antigamente havia mãe que punha pimenta na língua de filho boca suja. A de Vanderlei Luxemburgo, dona Rosa, não pôs e ele é famoso pelos palavrões ditos nas preleções e na beira do gramado. Não só ele, é verdade. Mas o treinador parece aluno de colégio de freira se comparado com o presidente da República que defende a família brasileira.

A reunião dos milicianos, a gosto dos bolsominions, comprovou que os ministros da deseducação e dos direitos desumanos deveriam estar internados ao lado de seu líder intervencionista na Polícia Federal, que Jegues leu Keynes e outros 24 livros sem entendê-los e que Sales, vendas em inglês, é simplesmente pusilânime ao querer fazer passar sua pornográfica boiada.

É preciso não ter espinha dorsal para suportar cinco minutos do clima testemunhado pelo país graças à didática decisão de Celso de Mello. Só o Urubu de Taquaritinga, cujas sôfregas narinas se deliciam com o cheiro dos cadáveres que a inadequada cloroquina ajuda a produzir, para criticar a decisão do ministro do STF.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.