Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri
Descrição de chapéu Campeonato Paulista 2020

Paulistinha chega na hora gê com chance de resultado combinado

São-paulinos querem que time entregue jogo para eliminar o Corinthians

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Torneios com fórmulas mirabolantes sempre permitem bizarrices.

Por exemplo: a classificação do Água Santa, de Diadema, com 11 pontos em 12 jogos, e a eliminação do Novorizontino com 19, ou do Corinthians, com 17. Sim, pode acontecer neste domingo (26),
a partir das 16 horas.

Pior: estamos diante de mais uma possibilidade de corpo mole de um time para não beneficiar o rival.
Sabem a rara leitora e o raro leitor que a torcida do São Paulo quer ver sua equipe entregando o jogo para o Guarani e evitando a classificação do Corinthians.

Seria exatamente igual caso fosse o contrário.

O tricolor já está classificado e mesmo a hipótese de perder o primeiro lugar do grupo para o Mirassol não significa grande coisa, porque a vantagem do mando tornou-se irrelevante com jogos sem público e está afastada uma viagem a Mirassol, a 450 quilômetros da capital paulista.

Alguém poderá objetar e argumentar que depois da derrota para o Bragantino pegará mal outro insucesso antes de entrar na fase final do Paulistinha. É verdade, mas nem tanto, desde que, por exemplo, Fernando Diniz seja convencido a escalar os reservas, com a boa justificativa de precisar treinar os titulares.

Aliás, mesmo que resolva jogar com o que tem de melhor, não poderá utilizar nem Daniel Alves, nem Tchê Tchê, suspensos.

É claro que ninguém no Morumbi admitirá a possibilidade da velha marmelada porque, afinal, todos têm nome a zelar e o tricampeonato mundial a honrar.

Mais: lembrarão dos dois gols de Grafite que impediram a queda do Corinthians para a segunda divisão estadual, em 2004, na vitória são-paulina sobre o Juventus, por 2 a 1. Pode ser. Tomara que seja.

Pequenos grandes

No saldo de gols, o Bragantino tomou o primeiro lugar do Santo André na classificação geral ao vencer o São Paulo por 3 a 2, com atuação agradabilíssima aos olhos, exceção feita aos dos tricolores.

Tanto um quanto outro chegam à reta final com reais possibilidades de título, ainda mais porque sem ter de encarar a pressão das torcidas dos grandes que venham a enfrentar.

O Ituano, em 2014, foi o último pequeno campeão paulista, em decisão com o Santos e nos pênaltis.

Vara verde?

Impressiona a constatação: no ano passado, o Palmeiras não ganhou de nenhum grande em mata-mata e passou o Brasileiro inteiro com só uma vitória em oito jogos contra os times do G4. Nesta temporada, não ganhou nenhum dos quatro jogos disputados no Paulistinha contra times da Série A do Brasileiro —Bragantino, Corinthians, Santos e São Paulo. E periga terminar atrás do Santo André em seu grupo.

O Palmeiras treme feito vara verde quando enfrenta outro grande? Ou será que a vida fácil, os salários em dia, as paparicações de tia Leila e a subserviência da rainha da Inglaterra Maurício Galiotte domesticaram até a fera Felipe Melo?

Porque uma vez passa. Duas dá para desconfiar. Três vira exagero e, mais que isso,
soa inadmissível.

Até a hegemonia sobre o maior rival foi para o ralo —e num momento em que o Corinthians está de dar dó.

Vamos calar a boca dos críticos? Está mais que na hora!

Cara de tacho

Já imaginou a cara do bobalhão que pichou “Cássio frango” na trave que salvou o gol de Willian? E ainda viu o goleiro fechar o gol enquanto Weverton falhava miseravelmente? Se cair de quatro
pasta no cimento.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.