Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri

Grandes craques do Brasil e de fora nasceram em outubro

Algo deve explicar fato de tantos jogadores excepcionais terem nascido neste mês

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No próximo dia 23 o Rei Pelé completará 80 anos.

No dia 30 Diego Maradona chegará aos 60.

Mané Garrincha, no dia 28, faria 87.

Bastaria para dizer que outubro é o mês que abriga o nascimento do maior número de gênios do futebol.

Bastaria, mas não basta.

Porque Didi, o Príncipe Etíope, eleito o melhor jogador da Copa do Mundo de 1958, na Suécia, também nasceu em outubro, no dia 8, em 1928.

O décimo mês do calendário gregoriano produziu dois números 10 do tamanho de Pelé e Maradona, considerados os dois melhores de todos os tempos.

Claro que em relação ao argentino cabe discutir, porque Lionel Messi está aí para desafiá-lo.

E há quem diga que, no auge, mesmo que não por tanto tempo como ele, Garrincha o superou.

São polêmicas, o que não existe em torno de qual é o mês mais generoso com o futebol.

Porque se a rara leitora e o raro leitor acham que a lista de gênios outubrinos para por aí muito se enganam.

Pelé, da seleção brasileira, é levantado durante comemoração do título da Copa do Mundo de 1970, após a vitória do Brasil sobre a seleção da Itália, por 4 a 1, no Estádio Azteca, no México
Pelé, da seleção brasileira, é levantado durante comemoração do título da Copa do Mundo de 1970, após a vitória do Brasil sobre a seleção da Itália, por 4 a 1, no Estádio Azteca, no México - Xinhua - 21.jun.1970/Imago/ZUMAPRESS

O liberiano, e atual presidente da Libéria, George Weah, completa nesta quinta (1º) 54 anos, único africano eleito como número 1 do mundo do futebol, em 1995.

Brasileiros mesmo há outros que merecem a citação como geniais: o centroavante Careca, que completará 60 anos no dia 5, e o Rei de Roma Paulo Roberto Falcão, nascido em 16/10/1953.

E estrangeiros também não faltam, sem nenhuma forçação de barra: Sir Boby Charlton, tido até hoje como o melhor jogador britânico de todos os tempos, maior ídolo do Manchester United, artilheiro apesar de meio-campista, quatro Copas do Mundo nas costas, campeão da de 1966, completará 82 anos no dia 11.

O meia Fritz Walter, capitão da seleção alemã campeã da Copa de 1954, é mais um que consta na lista dos melhores jogadores germânicos de todos os tempos. Faria 100 anos no dia 31.

E por aí vai, o suficiente para a ONU declarar outubro como o mês do futebol.

Quer mais?

Você já ouviu falar de Lev Yashin, o russo chamado de Aranha Negra, apontado como o melhor goleiro de todos os tempos?

Pois nasceu em 22/10/1929.

É impressionante!

Como Careca está citado no patamar dos gênios, cite-se também o holandês Marco Van Basten, centroavante como ele, contemporâneo dele, extraordinário como ele, prestes a completar 56 primaveras.

Resistências estéticas à parte, Wayne Rooney, artilheiro inglês, está no rol dos dez melhores jogadores ingleses de todos os tempos, embora não seja gênio, assim como não são nem o sueco Ibrahimovic, nem o goleiro brasileiro Dida, ou o meia iugoslavo Boban, assim como o zagueiro uruguaio Daryo Pereira, ou ainda o imortal palmeirense Waldemar Fiúme e o atacante francês Raymond Kopa ou o argentino Omar Sivori.

Todos, porém, excelentes, históricos e nascidos em outubro.

Finalmente, nascido em 21/10/1933, este sim também gênio, o espanhol Francisco Gento López, o Paco, brilhante, seis vezes e maior campeão europeu pelo Real Madrid, onde jogou por 19 anos, tão veloz que corria 100 metros em 10 segundos — e carregando a bola.

Com os agradecimentos ao jornalista Bruno Barbato, do sítio Torcedores.com, pela pesquisa, veja que seleção, com dez craques no banco e com o acréscimo do chileno Don Elias Figueroa, de 25/10/1946: Yashin, Figueroa, Daryo Pereira e Waldemar Fiúme; Boby Charlton, Falcão, Fritz Walter e Didi;

Garrincha, Pelé e Maradona.

Um time sem laterais, porque nem Djalma nem Nilton Santos nasceram em outubro

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.