Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri
Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro 2020

Jogo entre Palmeiras e Flamengo foi o coroamento da lambança

O que houve antes da partida pelo Brasileiro foi só o efeito da miséria do futebol

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Será que você já leu o que segue em algum lugar?

“Antigamente, ali pelos anos 1970/80/90, fazer uma revista semanal de futebol como a Placar era um desafio.

Guilherme Bala, do Flamengo, tenta fazer cruzamento durante a partida contra o Palmeiras, pelo Brasileiro
Guilherme Bala, do Flamengo, tenta fazer cruzamento durante a partida contra o Palmeiras, pelo Brasileiro - Nelson Almeida/AFP

Além da concorrência brutal dos jornais, com seus cadernos de esportes, principalmente às segundas-feiras, ainda havia a intensa programação das emissoras de rádio, na hora do almoço, antes e depois do jantar. E, é claro, das tevês.

Nem eram, no entanto, os jornais, as rádios e as tevês os maiores problemas da revista. Eram os cartolas. Campeonatos com regulamentos ambíguos, decisões absurdas das federações e da CBF constantemente iam parar na Justiça, primeiro na esportiva, depois na comum, e jogos eram adiados, decisões de torneios iam para o tapetão.

As edições eram fechadas aos domingos à noite ou no começo das madrugadas das segundas-feiras, para chegar às bancas, em São Paulo e no Rio nas terças-feiras, nas demais cidades às quartas e, muitas vezes, já chegavam velhas, superadas por alguma canetada, alguma liminar, qualquer lambança.

Então, a capa que anunciava o grande jogo do fim de semana seguinte, estava vencida, porque o clássico não aconteceria”.

A rara leitora e o raro leitor desconfiam que já leram o texto acima? Pois não desconfiem, tenham certeza.

No dia 27 de junho passado, sob o título “Bolsonaro destrói até o futebol” estava escrito o que você eventualmente releu agora.

Dons mediúnicos, sabedoria do autor, um chute como outro qualquer?

Nada disso! Apenas pedra cantada, exposição do óbvio, como acabamos de ver sobre a lambança em torno do clássico entre Palmeiras e Flamengo, caso típico da miséria moral de nosso futebol, de volta em grande estilo.

O Palmeiras pela covardia de querer enfrentar o rival despedaçado e pela falta de solidariedade com, como dizem demagogicamente os cartolas, o coirmão.

O Flamengo por ser o principal responsável pela volta açodada do futebol em troca da Medida Provisória do governo Midas ao contrário.

A CBF pela cumplicidade irresponsável e incompetência de seu protocolo, basta comparar com o andamento da NBA.

Quiseram fazer um campeonato como se vivêssemos tempos normais e adotaram medidas tão simplórias que a Covid-19 passou a golear.

Tudo facilmente previsível mesmo para que tem um olho só.

Menos mal que ainda não deram o passo final da irresponsabilidade, a volta do torcedor aos estádios.

Não duvide de que eles vão tentar seguir adiante com o Covidão-20, mesmo que aos trancos e barrancos, porque jamais darão o braço a torcer, reconhecerão o tamanho do erro cometido, até mesmo se algum jogador morrer.

Porque, afinal, todos um dia vão morrer, não é mesmo?

Se acontecer, dirão que o falecido tinha alguma comorbidade, o menisco estropiado, por exemplo.

A que ponto chegamos!

O jogo? Ora, o jogo. O que esperar de um jogo em tais circunstâncias? Que o Palmeiras massacraria o rival com a defesa inteira juvenil.

Mas, ao contrário, viu-se o Flamengo vivo e o Palmeiras incapaz de jogar futebol durante todo o primeiro tempo, sem gols, embora os cariocas, 19 jogadores infectados pelo vírus do mesmo número, merecessem pelo menos um.

Gols só no segundo tempo, os dois em um minuto, primeiro o de Patrick de Paula, com desvio e, incontinenti, o de Pedro, com passe de Arrascaeta, verdadeiro maestro em campo.

Glória rubro-negra, vergonha alviverde.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.