Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri
Descrição de chapéu Copa Libertadores 2020

Santo Graal de torcedores, Libertadores vale isso tudo?

O Campeonato Brasileiro é futebolisticamente muito mais interessante

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Há certas coisas contra as quais não adianta brigar, e a Taça Libertadores da América é uma delas.

Para quem a acompanha desde a primeira, em 1960, é curioso notar que depois que o Santos de Pelé foi bicampeão em 1962/63, em batalhas épicas contra Peñarol e Boca Juniors, quando precisou de três jogos para dobrar os uruguaios, e quando venceu os argentinos na Bombonera, o próprio Santos a esnobou, dando preferência a excursionar pela Europa.

Chamada de Copa dos Campeões da América até 1964, passou a ter o nome atual exatamente quando o continente começou a experimentar um surto incontrolável de golpes de Estado e ditaduras sanguinárias. Libertadores, pois sim!

Só em 1976 um clube brasileiro voltou a ganhá-la, o Cruzeiro, em grande estilo, com apenas uma derrota e 11 vitórias em 13 jogos.

Outros cinco anos se passaram para que o Flamengo de Zico a conquistasse.

Aí, em 1983, foi a vez do Grêmio de Renato Gaúcho, e os quatros estados mais importantes do futebol brasileiro estavam contemplados.

Apenas nos anos 1990 é que o torneio pegou fogo por aqui, graças ao bicampeonato do São Paulo em 1992/93.

Corinthians e Palmeiras se importavam pouco com as conquistas do Santos, mas as do São Paulo precisavam ser respondidas.

E o que acende em São Paulo se alastra pelo país, assim como as queimadas da Amazônia atingem o mundo.

O Palmeiras precisava porque precisava ganhar uma Libertadores e a venceu em 1999, depois de Grêmio e Cruzeiro serem bi e o Vasco também a conquistar em 1998.

Não adiantou o Corinthians ser o primeiro campeão mundial Fifa em 2000, porque não tinha Libertadores, desdenhavam os não-corintianos.

O torneio continental parece valer mais que o planetário e assim foi até 2012 quando, enfim, Cássio, Romarinho e Emerson Sheik, dirigidos por Tite, ganharam o troféu, festa final no enlouquecido Pacaembu.

O São Paulo e Santos já haviam ganhado o tri, o Inter fora bi, mas, para a Fiel, nada é igual ao feito corintiano, invicto em 14 partidas, inédito!

Houve até quem propusesse ao presidente alvinegro Mário Gobbi que quebrasse a taça em pedacinhos e os distribuísse aos rivais: “Não era isso que vocês queriam?”.

Claro que que a proposta foi rejeitada, mas surgiu outra ideia, infelizmente nunca levada adiante: a de impor condições mais civilizadas para seguir disputando o torneio que exige sacrifícios despropositados, como jogar a mais de 2.600 metros de altitude, enfrentar deslocamentos a locais inóspitos, violência até da polícia, bater escanteios protegido por escudos, as veias abertas da América latrina.

Ninguém tem coragem para repudiar o torneio que o torcedor anseia como se fosse o Santo Graal, aquele que confere ao vencedor não necessariamente o galardão do melhor futebol, mas da valentia, da macheza.

É claro que antes de conquistá-lo não se poderia propor, porque pareceria desculpa submissa ao canhestro “espírito da Libertadores”.

Hoje, dos 12 maiores clubes do país, só Botafogo e Fluminense estariam impedidos de pensar no assunto.

O Atlético Mineiro, outro que saiu da fila em 2013, o Flamengo que agora também é bi e o Grêmio que virou tri, assim como os demais sete, podem. Não o fazem, nem o farão.

E acabam por diminuir a importância do Campeonato Brasileiro, futebolisticamente muito mais interessante.

Fazer o quê?

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.