Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri

Depois do Corinthians, Tricolor também caiu feio na Libertadores

Demais brasileiros, à exceção do Internacional, confirmaram suas vagas com antecedência nas oitavas de final

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Eram oito, o Corinthians foi eliminado de maneira vergonhosa ainda na fase preliminar e dos sete que foram para a fase de grupos da Covidadores-2020, o São Paulo, miseravelmente, despencou.

Miseravelmente porque a queda não se deveu à derrota diante do forte River Plate, mas àquela contra o frágil Binacional peruano, logo na primeira rodada.

Como miséria pouca é bobagem, teve de enfrentá-lo na altitude, algo de que LDU e River foram poupados por causa da pandemia.

São Paulinos saem de campo cabisbaixos após eliminação na Libertadores
São Paulinos saem de campo cabisbaixos após eliminação na Libertadores - Agustin Marcarian/Reuters

Tricampeão continental, o Tricolor respeitado que era na América do Sul virou um time qualquer e já vai tarde a hora de reagir.

O Inter ainda não está garantido, depende de pelo menos empatar com a Universidade Católica, em Santiago, embora possa se classificar até com derrota, desde que o Grêmio, em casa, não perca para o América de Cáli.

Os demais cinco se classificaram ainda antes da última rodada, o que é digno de aplausos.
O Palmeiras com a melhor campanha, 13 pontos em cinco jogos, assim como o Santos, mas em vantagem nos critérios de desempate.

Mesmo assim, criticado pela própria torcida, porque sem apresentar o futebol que tradicionalmente o palmeirense exige, noves fora a previsível goleada sobre o fraco Bolívar, capaz de ser adversário só na altitude de La Paz.

Surpresa agradável tem sido o Santos, também invicto, também líder de seu grupo, com dois pontas, Marinho, exuberante, e Soteldo, um capeta, que fazem a alegria de quem gosta de futebol, além de revelar o goleiraço João Paulo.

Mesmo desmontado de um ano para o outro, o Athletico é outro líder de grupo, apesar de longe ainda de encher os olhos, como foi capaz na temporada passada.

O Grêmio copeiro sobrevive com Renato Portaluppi no fio da navalha, apoiado, principalmente, na vantagem que tem levado nos Gre-Nais, dez jogos de invencibilidade, 11 se a manteve neste sábado (3).
E tem o Flamengo.

Ainda como previsto, devolveu quase na mesma moeda a goleada atípica imposta na altitude de Quito pelo Independiente Del Valle, no Maracanã. Está classificado e pronto para repetir a campanha do ano passado, porque joga futebol sem temor e mostrou ter mais que dois times ao ser colhido pela Covid-19 que sua própria diretoria, leviana e irresponsavelmente, ajudou a plantar.

No país em que só se valoriza o título final, dos prováveis seis classificados quais têm chances reais de chegar lá?

Se tiver que escolher apenas um, sem paixão, friamente, o Flamengo deve ser o eleito.

Não bastasse o elenco que todos já conheciam, eis que a meninada que sobreviveu no Ninho do Urubu passou por duas precoces provas de fogo, contra o Palmeiras e contra o Independiente Del Valle, e tirou nota 10.

Que nossa velha arrogância não esqueça de que existem o River Plate, o Boca Juniors e o Racing, assim como existem os 2.650 metros de altitude de Quito da LDU e do Del Valle.

Mata-matas sempre permitem surpresas, fazem até o colombiano Once Caldas campeão ou o São Caetano vice-campeão.

Daí tudo ser possível, mas, neste ano, a ausência de torcedores tem permitido jogos mais leais e arbitragens menos caseiras, fatores que diminuem a possibilidade de acidentes decidirem classificações.

Só no dia 24 de outubro acontecerá o sorteio dos jogos das oitavas de final, marcados para 24 e 26 de novembro, jogos de ida, e 1º e 3 de dezembro, os de volta.​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.