Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri
Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro 2020

Derrota do Corinthians era previsível, mas vitória do Santos sobre o líder surpreendeu

Grande jogo dos corintianos será no próximo dia 28, nas urnas do Parque São Jorge

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os quatro grandes paulistas jogaram no sábado (14) e três venceram: o Palmeiras, todo desfalcado, passou bem pelo Fluminense na casa verde, por 2 a 0, porque livre da carga bolorenta pela passagem de Vanderlei Luxemburgo; o São Paulo, completo, ganhou, enfim, do Fortaleza, no Castelão, por 3 a 2; o Santos, despedaçado pela Covid-19, alcançou o resultado mais inesperado e empolgante, ao desalojar o líder Inter por 2 a 0; e, finalmente, o Corinthians caiu de virada diante do Atlético Mineiro, por 2 a 1, em resultado previsível devido a diferença entre os dois times.

partida entre santos e inter pelo brasileiro
Com time repleto de reservas, Santos comemora vitória sobre o líder Internacional - Ivan Storti 14.nov.2020/Santos FC

Convenhamos: depois da deplorável noite proporcionada pela seleção brasileira no Morumbi, contra a Venezuela, não há do que se queixar, nem mesmo para os corintianos. Porque o Palmeiras jogou segundo tempo bastante aceitável, mostrou Raphael Veiga cada vez mais em ascensão.

Gustavo Scarpa pode mesmo ser fixado na lateral-esquerda, opção do português Abel Ferreira bem mais criativa, e útil, do que fazer do bom volante Felipe Melo um zagueiro medíocre, embora não seja descoberta dele.

A oitava vitória seguida do alviverde já devolve ao torcedor a esperança de poder brigar pelo título dos três torneios que disputa.

O São Paulo está em apenas dois, mas, certamente, cada vez mais confiante de poder vencê-los. Sua campanha, no mais importante deles, é dessas de bater palmas, porque, potencialmente, pode ter quatro pontos a mais que o líder atual.

Se o tricolor eliminar o favorito Flamengo na Copa do Brasil, vamos encontrar muita gente por aí dizendo o velho “nunca critiquei”. Até Luciano, há tempos sem produzir nada digno de nota por onde andou, tem sido ultra-valioso, como demonstrou em Fortaleza.

Para falar dos meninos do Santos será preciso ficar em pé e aplaudir. O jogo contra o Inter era daqueles para perder com dignidade, e eles foram capazes de vencer ao juntar o que restou do elenco infeccionado, do goleiro João Paulo ao técnico Cuca, e surpreender o Colorado completo.

Restou o derrotado Corinthians, único grande paulista a perder. Até para a Fiel sobraram boas notícias, apesar da frustração depois do 1 a 0 em Itaquera alimentar a ilusão da vitória, como já havia acontecido no Mineirão, no primeiro turno, embora lá tenha sido pior, porque a virada do Galo veio depois de 0 a 2.

SÃO PAULO / BRASIL - 14.11.2020 Jogo entre CORINTHIANS x ATLETICO na Neo Química Arena pelo Campeonato Brasileiro 2020
Corinthians perde de virada para o Atlético-MG, na arena Neo Química - Pedro Souza 14.nov.2020/Agência Galo

Vagner Mancini também se viu às voltas com desfalques para dar e vender e mesmo assim armou o time de maneira a competir com equipe muito melhor.

Ambos os alvinegros disputam só o Covidão-20 e o Corinthians até aproveitou a semana inteira de treinamentos melhor que o agora primeiro colocado Atlético.

Talvez entusiasmado com a goleada imposta sobre o Flamengo, que havia goleado o Corinthians, os mineiros foram pegos de surpresa pela competitividade, como há tempos não se via, dos paulistas, que venderam caro a derrota, justa, diga-se, até pela não marcação de pênalti claríssimo para os visitantes logo no início do clássico.

Para ficar claro: o campeonato disputado pelo Corinthians não é o mesmo do Galo e o futebol mostrado pelo time de Davó parece suficiente para escapar do rebaixamento. O grande jogo dos corintianos nesta temporada será travado no próximo dia 28, nas urnas do Parque São Jorge, oportunidade única de chutar o traseiro de quem trouxe o time e o clube à atual situação.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.