Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri

Maradona conheceu céu e inferno no único lugar em que existem céu e inferno

Alguém perguntou: Por quanto tempo falarão de Don Diego? A resposta é óbvia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ninguém vai para o céu. Nem para o inferno.

Ninguém à exceção de Don Diego Maradona.

Que conheceu o céu e o inferno no único lugar em que existem o céu e o inferno: a Terra.

Em meio às homenagens, lágrimas, a tudo que se disse e escreveu sobre ele nestes dias de tristeza infinita pelo mundo afora, duas frases de dois escritores de primeira, já falecidos, o argentino Roberto Fontanarrosa e o uruguaio Eduardo Galeano, reapareceram definitivas: “Para mim não importa o que Maradona fez da vida dele. Eu me importo com o que ele fez com a minha”, disse o rosarino; “Maradona foi o mais humano dos deuses”, escreveu o montevideano.

Desde que surgiu, em meados dos anos 1970, Maradona nunca mais saiu do noticiário. Com altos, tantos, e baixos, quase não menos.

Assim seguirá em sua trajetória, daqui por diante misturada entre lenda e realidade.

Quem viu, viu. Quem não viu... seguirá vendo.

Quarteto Feliz

Os quatro grandes paulistas se deram bem na 23ª rodada do Covidão-20.

O trio que luta no topo, muito bem: vitórias categóricas de São Paulo, Palmeiras e Santos, não apenas com boa diferença de gols, mas com atuações convincentes.

O São Paulo fez segundo tempo admirável na Fonte Nova e despachou o Bahia por 3 a 1.

O Palmeiras não lhe ficou atrás, durante os 90 minutos, e amassou o Athletico por 3 a 0.

E o Santos deu susto depois de fazer 2 a 0 no Sport ao sofrer o empate ainda no primeiro tempo, mas se impôs na etapa final com indiscutível 4 a 2.

Já o Corinthians, em sua miserável luta para escapar do rebaixamento, ganhou como pôde do Coritiba por 1 a 0 e viu os times contra quem luta permanecerem atrás dele, embora ainda possa ser ultrapassado pelo Ceará e pelo Bragantino que jogam nesta segunda-feira (30), caso derrotem, no Rio, Vasco e Fluminense, o que é improvável. O Corinthians amanhece na décima colocação, cinco pontos à frente do primeiro dos últimos, o Vasco, que tem dois jogos a menos.

Caso o Cruzmaltino se imponha em São Januário sobre o Ceará, a vantagem para o 17º colocado, que passará a ser o Sport, cairá para escassos quatro pontos.

Se os dois rivais da capital têm motivos para festejar, assim como o do litoral, o time do Corinthians, na real, nem tanto.

Pode estar, no máximo, aliviado, momentaneamente feliz.

Cúmplices

Alguém disse que o Corinthians não tem sócios, tem cúmplices. Disse bem.

A eleição para presidente do clube revelou à exaustão a cumplicidade dos eleitores com quem está quase rebaixando novamente o time de futebol, além de tê-lo endividado miseravelmente e prometido pagar o estádio em seis anos, até 2020, prazo agora prorrogado para as calendas de 2039.

Nada indica que a chapa situacionista vencedora, encabeçada por Duílio Monteiro Alves, livrará o Corinthians da farra dos empresários, até porque quem ficou em segundo lugar, Augusto Melo, como linha auxiliar, cobrará espaço na gestão.

Duílio Monteiro Alves durante votação na qual ele foi eleito presidente do Corinthians para o triênio 2021-2023
Duílio Monteiro Alves durante votação na qual ele foi eleito presidente do Corinthians para o triênio 2021-2023 - José Manoel Idalgo - 28.nov.20/Ag. Corinthians

O candidato de oposição, Mário Gobbi, comprometido com o fim da farra, tem o consolo de ter lutado a boa luta e deve estar curtindo uma contraditória sensação de alívio, porque, caso vencesse, teria de enfrentar batalha cruel.

Tombamento

Que o espírito público prevaleça sobre o negocial e os membros do Condephaat, na reunião desta segunda-feira, decidam pelo tombamento do complexo esportivo e do ginásio do Ibirapuera.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.