Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri

Nem o São Paulo sabe como está há sete jogos invicto contra o Flamengo

Time tricolor não perde para o adversário rubro-negro desde 2017

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Desde julho de 2017 o São Paulo não perde para o Flamengo. Nem faz tanto tempo, pouco mais de três anos, mas sete jogos são sete jogos, com quatro vitórias tricolores, três delas como visitante.

Mais: nos últimos quatro encontros, dois no ano passado, dois neste, o Flamengo era muito melhor, apesar de desfalcado, e conseguiu apenas dois empates, com duas derrotas no Maracanã e uma delas acachapante, o 4 a 1.

Fora o trauma de perder no fim por erro do jovem goleiro Hugo, como aconteceu no 2 a 1 da Copa do Brasil.

São também sete os jogos entre Fernando Diniz e Rogério Ceni, com outras quatro vitórias do treinador são-paulino e três empates.

O que explica a dificuldade do rubro-negro diante do tricolor?

Homem com camisa azul andando olhando para baixo, enquanto outro homem de camiseta branca comemora em gramado
Brenner comemora gol do São Paulo enquanto Rogério Ceni sai cabisbaixo, nas quartas de final da Copa do Brasil - Nayra Halm/Fotoarena/Agência O Globo

A confiar na lei das probabilidades, o jogo de volta, no Morumbi, será dos cariocas e de Ceni, porque está mais do que na hora de um e outro se darem bem.

Só tem um probleminha, além do eventual complexo em circunstâncias assim: caso o Flamengo vença, o São Paulo será eliminado pela 11ª vez no Morumbi nesta década de já 27 eliminações em mata-matas.

Convenhamos que também está na hora, pela mesma lei, de por fim à tamanha zica.

Enfim, basta pegar os dois últimos jogos entre ambos para constatar acontecimentos muito estranhos.

No 4 a 1, o desperdício de dois pênaltis pelo Flamengo, além de bola no travessão; no 2 a 1, o sem-número de gols dados pela defesa paulista que os cariocas perderam, para culminar no desastre de Hugo desarmado por Brenner.

Seria exagero algum dizer que foram jogos para terminar 4 a 4 e 3 a 1 para o Flamengo.

Sim, mas não foram, e a verdade é que o São Paulo está com a faca e o queijo nas mãos, embora se você perguntar o que explica tamanha superioridade recente nem mesmo lá alguém saiba explicar.

Embora, friamente, o Flamengo siga favorito, até porque deve jogar completo e em campo neutro, sem torcida e com bom gramado.

Fala Muito!

Difícil dizer o que irritou mais: se os 90 minutos de gritos de Tite, fora os acréscimos, ou a atuação miserável da seleção brasileira contra a retranca venezuelana.

Que falta fazem jogadores capazes de partir para cima dos rivais e resolver individualmente o que o conjunto não consegue. Que falta faz Neymar.

O 1 a 0 só saiu graças ao desvio errado da zaga venezuelana, e a apresentação dos alunos do bedel Tite, talvez porque não haja orelha que aguente, ouviria vaias colossais não fosse a pandemia que impede, felizmente, torcida no Morumbi.

Com boa vontade, dá para dizer que só Everton Ribeiro se salvou e, com realismo, resta constatar que Danilo não pode ser o lateral-direito da seleção.

Contra o Uruguai, em Montevidéu, na terça-feira (17), as coisas devem melhorar porque o Uruguai vai querer jogar.

Tombar o Ibirapuera

Estamos de volta à temporada de esmurrar ponta de faca.

Depois do Pacaembu, a bola da vez é o conjunto esportivo do Ginásio do Ibirapuera, alvo da tara privatista de quem deseja botar botox em tudo, não apenas no rosto de bebê Johnson, esquecido de que o tempo passa, mas que há construções, como sabem os europeus, intocáveis, que em vez de destruídas devem ser preservadas.

Tombar a obra de Ícaro de Castro Mello tornou-se exigência das pessoas civilizadas de São Paulo.

Basta de shoppings e hotéis. A cultura é prioritária.

É preciso barrar a sanha do Bolsonaro com grife.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.