Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri

Apenas três brasileiros nas quartas da Libertadores está abaixo do esperado

Ao que tudo indica, só Santos, Grêmio e Palmeiras estarão entre os oito melhores da competição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Eram oito times brasileiros no torneio continental quando a temporada de 2020 começou.

Logo de cara, na chamada pré-Libertadores, o Corinthians ficou vergonhosamente pelo caminho, o que acabou sendo melhor para ele, tamanha a vergonha que passaria na fase de grupos.

Então, já na fase de grupos e em plena Covidadores-2020, o São Paulo decepcionou, embora tivesse River Plate e LDU como companhia. É que saiu apanhando do desconhecido Binacional peruano, daquelas derrotas que nem a altitude justifica, embora a desumanos 3.825 metros acima do nível do mar.

Jogadores do Palmeiras comemoram gol contra o Delfín no Allianz Paruqe
Jogadores do Palmeiras comemoram gol contra o Delfín no Allianz Paruqe - Sebastião Moreira/AFP

Os únicos pontos do time de Juliaca foram obtidos exatamente contra o tricolor, talvez porque com a pandemia tenha sido obrigado a enfrentar argentinos e equatorianos em Lima, onde levou de seis dos primeiros e de 1 a 0 dos segundos.

Sobraram seis times para as oitavas de final e havia a expectativa de, ao menos, quatro sobreviventes nas quartas, a metade dos classificados.

Ao que tudo indica serão só três: Santos e Grêmio, que se matam entre si, e Palmeiras, aparentemente com caminho suave para chegar às semifinais.

Porque o Flamengo de tão sólido se desmanchou no mar carioca e nada indica que o Internacional vá se dar bem na Bombonera, mesmo sem pulsar, com o Boca Juniors, para quem perdeu no Beira-Rio por 1 a 0.

Convenhamos, no caso, três é pouco.

Entre outras razões porque, sem desmerecer as classificações, o trio nacional não pegou adversários poderosos até o momento.

Quem pegou rivais respeitáveis ficou pelo caminho: o Athletico contra o River, o Flamengo diante do Racing e, provavelmente, o Inter no embate com o Boca.

O Palmeiras ao menos tratou de chegar até aqui invicto e goleando, podendo repetir a façanha corintiana de conquistar a taça sem derrotas, mas em 13 e não em 14 jogos devido à final única, no Maracanã —chance histórica para repetir no mesmo palco o feito de 1951, na Taça Rio.

O Santos vinha tão bem como o Palmeiras, conseguiu vitória memorável na altitude de Quito sobre a LDU, mas, na Vila Belmiro, permitiu aos equatorianos a quebra de sua invencibilidade, em atuação lamentável. Será atropelado pelo Grêmio se repeti-la.

O panorama nas quartas permite dizer que os favoritos são: o Grêmio, o Palmeiras, contra o paraguaio Libertad, o River Plate, no duelo com o uruguaio Nacional, e o Boca Juniors no clássico com o Racing.

Do mesmo modo que também temos três argentinos nas quartas, é bem provável que tenhamos a dupla Boca/River contra Grêmio/Palmeiras, com o perdão antecipado tanto aos colorados quanto aos peixeiros —embora saibamos todos, ainda mais a rara leitora e o raro leitor, que em futebol tudo pode acontecer.

Menos o Libertad eliminar o Palmeiras.

Porque o alviverde, apesar dos atropelos de Covid-19 e de lesões cruéis, tem conseguido fazer valer a qualidade e as opções de seu elenco ao entregá-lo, enfim, a um treinador de verdade, o português Abel Ferreira.

O Bolívar é fraco? O Tigre não é de nada? O Delfín é mamão com açúcar? OK!

5 a 0, 5 a 0 e 5 a 0 na casa verde, porque é assim que se deve fazer quando o grande enfrenta pequenos.
Que time brasileiro tem feito assim ultimamente?

O balanço da Covidadores até aqui não pode ser chamado de positivo.

Mas se tivermos uma final entre Palmeiras e Grêmio, no Rio, o balanço final será dos melhores.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.