Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri

São Paulo e Flamengo disputam título e podem fazer o maior jogo do confronto

Time carioca é melhor e com casca mais grossa, mas tricolor mostrou maturidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Como era de se esperar, o Flamengo passou pelo Bahia, embora num sensacional 4 a 3, assumiu a vice-liderança e agora está, potencialmente, a apenas dois pontos do São Paulo, porque tem um jogo a menos.

São Paulo e Flamengo se enfrentarão na última rodada, no Morumbi.

O Flamengo só disputa um campeonato, e o que está em jogo aqui é esse campeonato, com 12 rodadas para a maioria dos participantes e com 13 para o Flamengo.

Jogador Vitinho, do Flamengo, sorrindo comemorando gol com Pedro
Vitinho, do Flamengo, comemora quarto gol contra o Bahia no Maracanã - Reuters

A vantagem do São Paulo é boa, o time mostrou maturidade para não se deixar traumatizar pela derrota para o Corinthians (um dia a Itaquerofobia será superada) e se impôs sobre o Galo, sem Luciano e sem deixar dúvidas.

Só que o Flamengo é melhor, mais experiente, com casca mais grossa e passado recente de conquistas, o que falta ao São Paulo. Verdade que apanhou tanto do time de Fernando Diniz nesta temporada a ponto de não inspirar tanto temor se chegar à casa do rival para decidir o título.

Por outro lado, o que pode ser o maior São Paulo x Flamengo da história do confronto desde 1933, ano do primeiro encontro, se for, será o imperdível.

Também é fato ser improvável chegarmos à última rodada com 11 vitórias são-paulinas e 12 flamenguistas.

Examinemos o que cada um terá pela frente.

Ao São Paulo restam: Fluminense (f); Bragantino (f); Santos (c); Athletico (f); Inter (c); Coritiba (c); Atlético Goianiense (f); Palmeiras (c); Ceará (c); Grêmio (f); Botafogo (f) e Flamengo (c). Metade dos jogos contra times do topo da tabela, dois fora, contra os tricolores carioca e gaúcho.

Ao Flamengo faltam: Fortaleza (f); Fluminense (c); Ceará (c); Goiás (f); Palmeiras (c); Athletico (f); Grêmio (f); Sport (f); Vasco (c); Bragantino (f); Corinthians (c); Inter (c) e São Paulo (f). Cinco jogos contra os de cima, dois fora, contra os tricolores gaúcho e paulista.

Faça você as projeções que Raí e Fernando Diniz estão fazendo no Morumbi, e que Marcos Braz e Rogério Ceni fazem na Gávea.

No fundo, no fundo, a conta é simples: quem ganhar todas será o campeão, o velho e sabido cada um só depende de si.

O x da questão, porém, é outro: além das incertezas, dos acidentes de percurso, das lesões, suspensões e tudo mais que normalmente faz parte da caminhada de um time de futebol, temos hoje a tal da Covid-19, o fantasma que só não causa ansiedade e angústia no “fantoche apalermado” e no genocida que habitam o ministério da Saúde e o Palácio do Planalto.Diante de tal fantasma, o Flamengo até que assusta menos.

Hegemônicas

A Fiel tem poucos motivos para comemorar em torno do futebol masculino neste 2020. Uma vitória no Dérbi só Cássio sabe como e outra no Majestoso, indiscutível, aproveitando-se da tradicional Itaquerofobia tricolor.

Mas no feminino...

Que timaço!

E como joga bem o Corinthians que descarrilou a Ferroviária ao goleá-la por 5 a 0 na final do Campeonato Paulista, 8 a 1 no placar agregado.

Bicampeão estadual, bicampeão nacional, atual campeão da Libertadores, as alvinegras mandam e desmandam no continente.

Seria interessante ver três iniciativas, para as quais será preciso ter coragem: um jogo contra as campeãs europeias do Lyon; o técnico Arthur Elias comandando homens, até para ser substituído por uma treinadora, e a diretora Cristiane Gambará assumindo o futebol do clube.

As vizinhas Katia Rubio e Renata Mendonça aprovarão.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.