Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri

O Paulistinha mais fora de hora começa com a pandemia no auge

Estadual se mantém sem acrescentar nada a quem o vence e causando crise em quem o perde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Começou o 120° Campeonato Paulista, ininterrupto desde 1902.

Há pelo menos 40 anos deveria ter mudado seu modo de ser.

Se fosse disputado durante toda a temporada pelos clubes que não participam dos campeonatos nacionais faria sentido.

Do jeito que se mantém teimosamente, sem acrescentar nada a quem o vence e causando crise em quem o perde, merece o tratamento que o Palmeiras promete lhe dar, o mesmo que o Athletico dá ao Campeonato Paranaense: jogar com o time reserva.

Não se trata de soberba, de esnobismo, nada disso. Apenas de sobrevivência para o que importa, ainda mais em tempos de pandemia.

Uma pena, porque a FPF apoiou a criação de belo hino para o torneio, além de lançar forte campanha pela vacinação.

Quatro homens jogando futebol
Ponte Preta e Novorizontino em partida pela primeira rodada do Campeonato Paulista 2021, no sábado (27) - Novorizontino/Divulgação

A Hungria de Tostão

Nelson Rodrigues gostava de provocar Armando Nogueira ao se referir à “Hungria do Armando”, como se o grande jornalista exagerasse ao louvar o futebol magiar na Copa do Mundo de 1954, derrotado na final pela Alemanha, no famoso “Milagre de Berna”, que virou dos melhores filmes já realizados sobre futebol.

A Budapeste que Tostão quer visitar, dividida pelo belíssimo rio Danúbio entre Buda e Peste, capaz até de lembrar Paris separada pelo Sena entre Rive Droite e Rive Gauche, merece uma semana de estadia, ou mais.

Pena que a Hungria neste momento tenha seu Jair Bolsonaro na figura do primeiro-ministro Viktor Orbán, o que não recomenda o país dos antepassados de Luiz Schwarcz, autor de “O ar que me falta”, que Tostão está lendo.

Livro autobiográfico de admirável coragem.

Como imperdível é “Torto Arado” de Itamar Vieira Junior, a mais perfeita metáfora sobre o Brasil, infelizmente também um país não recomendável na atualidade.

Em tempos de pandemia e de permanência em casa para quem pode, e deve, são dois livros que honram a língua portuguesa, a exemplo do “Budapeste”, de Chico Buarque.

Como honrado foi o futebol húngaro na Copa de 1966, no jogo de que Tostão participou e fez o gol brasileiro, 3 a 1 para os adversários.

Já o clube Honvéd, mencionado também por Tostão, ao visitar o Brasil em 1957 esteve no Pacaembu para enfrentar o Flamengo, em jogo que a TV Tupi quis transmitir sem pagar, como era habitual no país.

Os organizadores do amistoso proibiram a entrada das câmeras e ergueram uma cerca de bambus para evitar cenas captadas fora do estádio.

Pelo menos é a lembrança de uma criança de 6 anos, frustrada por não poder ver os mágicos Sándor Kocsis, Ferenc Puskás e Zoltán Czibor.

Flamengo octo

No país que não pode mesmo dar certo porque, segundo o filósofo Tim Maia, “prostituta se apaixona, cafetão tem ciúme, traficante se vicia e pobre é de direita”, além de jornalista fazer propaganda, há ainda o torcedor que prefere o campeão no tapetão ao no gramado.

A rara leitora e o raro leitor não sabem quem é Jair Theodoro dos Santos, embora saibam quem é Arthur Antunes Coimbra.

Ambos usaram a camisa 10 de times rubro-negros em 1987, o primeiro a do Sport e o segundo a do Flamengo.

Os dois são Zico.

Um, o carioca de Quintino, é o campeão de fato.

O outro, paranaense de Curitiba, ganhou o titulo no tribunal.

Cada um que faça a escolha de acordo com o seu gosto.

Em tempo

Sobre “Pelé”, o bom documentário da Netflix, faltou dizer que o tratamento dado a João Saldanha não faz jus a quem ele foi. Ao contrário.

Erramos: o texto foi alterado

O nome correto do autor do livro "Torto Arado" é Itamar Vieira ​Junior. A informação foi corrigida.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.