Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri

Quarta Copa do Brasil está na casa de quem mais a mereceu nos dois jogos, o Palmeiras

Segunda partida da final foi a decisão mais bem jogada da temporada 2020

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nenhum jogo decisivo dos torneios mais importantes disputados por times brasileiros na temporada de 2020 foi bom.

Foram ruins os jogos do Brasileirão e também o da Libertadores. Provavelmente porque estádios vazios não colaborem.

Felizmente, o da Copa do Brasil tratou de ser diferente.

Sobraram chances de gols, emoções, boas jogadas, tudo com lealdade, com o Grêmio lembrando aqueles bons momentos de passado recente e com o Palmeiras sem se acomodar com o empate que significaria o título.

O 0 a 0 do primeiro tempo não exprimiu o que foi o jogo e prometeu a segunda etapa que vimos.

Enquanto Pepê, vendido ao Porto, decepcionava, Wesley e Raphael Veiga sobravam. E foi com passe do segundo para o primeiro que o Palmeiras fez 1 a 0 logo no começo dos 45 minutos finais e com outro de Willian para Gabriel Menino, no fim, para fazer o 2 a 0.

Wesley, por sinal, andou fazendo muita falta ao campeão estadual, continental e, agora, nacional. Ainda no primeiro tempo ele amarelou a dupla de zaga gaúcha.

Se o time merece ser ovacionado, aplausos também para a diretoria palmeirense que apelou ao torcedor para não aglomerar em torno do estádio –pena não ter sido ouvida por alguns.

O Palmeiras fecha a temporada em grande estilo com três taças das cinco que disputou, façanha única de clube brasileiro em 2020.

É improvável que neste 2021 tenhamos a volta do torcedor aos estádios, mas ficou provado que dá para ter bons jogos mesmo sem a presença da razão de ser do futebol.

SÃO 4, SAN 0

O dilúvio no Morumbi impediu que houvesse futebol no primeiro tempo do SanSão, mas não impossibilitou a enxurrada de gols tricolores no segundo.

O encontro marcado entre os treinadores argentinos Hernán Crespo e Ariel Holan terminou muito bem para o são-paulino, que teve a coragem de trocar o zagueiro equatoriano Robert Arboleda, 29, pelo também equatoriano atacante João Rojas, 31, e mudar a cara do jogo.

Por mais cedo que seja, e é, a segunda goleada seguida por 4 a 0 imposta pelo São Paulo anima o torcedor que não dera grande importância para a vitória sobre a Inter de Limeira, com dez jogadores desde os 41 minutos de jogo.

Holan tem motivos para se preocupar na reconstrução do Santos sem Lucas Veríssimo e Pituca para sempre e com Marinho vítima do novo coronavírus. Ainda mais porque já tem Libertadores nesta terça-feira (9), contra os venezuelanos do Deportivo Lara, menos mal que na Vila Belmiro.

COVID-19, SCCP 0

Em Itaquera também não houve futebol no primeiro tempo porque os dois times se recusaram a jogá-lo embora tenham feito dois belos gols.

No segundo, a tempestade botou certa emoção até a virada do Corinthians sobre a Ponte Preta: 2 a 1 inesperado para os anfitriões assolados pela pandemia com nada menos que 14 jogadores fora de combate.

Chega a ser engraçado, se não fosse trágico, falar em protocolo do futebol para enfrentar a Covid-19 diante de tais números.

Seja como for, a campanha corintiana no Paulistinha surpreende ao ganhar o quinto dos nove pontos disputados, porque contra dois times melhores, e de Série A, como Bragantino e Palmeiras, e contra o tradicional rival Ponte Preta, dois empates e a vitória.

Endividado, e às voltas com a ineficácia dos Cantillo, Luan, Otero, Cazares et caterva, o time exigirá paciência da Fiel e coragem da direção em privilegiar os títulos bancários e não os esportivos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.