Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri
Descrição de chapéu Liga dos Campeões 2020 - 2021

Como medir o efeito da ausência de um jogador genial em jogos decisivos?

Ausência de Mbappé frustrou quem queria ver duelo City x PSG com força máxima

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Não que Manchester City e PSG tenham feito uma semifinal ruim no jogo de volta na Inglaterra.

Ao contrário, o jogo agradou, a vitória por 2 a 0 dos ingleses acabou justa, mas é inegável que a ausência de Mbappé frustrou quem queria ver os dois times com força máxima, assim como o gramado tomado pelo gelo prejudicou a qualidade técnica do primeiro tempo.

Que o jovem e extraordinário francês fez falta é óbvio e que Neymar acabou castigado por não ter a companhia dele também, apesar de o brasileiro ter tentado resolver tudo sozinho.

Teria sido diferente o resultado final com Mbappé em campo?

Impossível responder, embora ele estivesse no jogo em Paris e nem por isso tenha conseguido impedir a derrota por 2 a 1.

Cabe também perguntar, para relativizar a dor parisiense: teria o PSG passado pelo Bayern de Munique se o time bávaro pudesse ter escalado o atual número 1 do mundo, a fábrica de gols polonesa Lewandowski?

Também jamais saberemos, embora seja menos arriscado dizer que o experiente atacante fez mais falta que Mbappé.

Neymar foi bem marcado pelos defensores do City nesta terça, em Manchester
Neymar foi bem marcado pelos defensores do City nesta terça, em Manchester - Phil Noble/Reuters

E aí vêm à mente uma porção de jogos e situações em que ausências e presenças causaram tristezas e alegrias.

Por exemplo: qual teria sido o final da campanha daquela seleção brasileira na Copa de 1982 se Reinaldo, ou Careca, estivesse no comando do ataque em vez da terceira opção, Serginho Chulapa, um baterista em meio a violinistas?

Quem conviveu com Telê Santana sabe o quanto ele lamentava não ter podido contar com Reinaldo, que ele dizia ser o complemento de um quarteto de virtuosos, ao lado de Falcão, Zico e Sócrates. Seria como os Beatles, dizia Telê, que até hoje paga pela injusta fama de ter barrado o ídolo do Galo por razões políticas, algo que o próprio Reinaldo alimenta, embora seja falso. Telê perseguiria um por razões políticas e daria a faixa de capitão para Sócrates? Qual a lógica?

Kylian Mbappé em ação pelo PSG, prestes a dominar uma bola pelo alto
Kylian Mbappé em ação pelo PSG - Anne-Christine Poujoulat - 28.abr.21/AFP

E 20 anos antes de 1982, na Copa do Mundo do Chile, quando o Brasil perdeu Pelé no segundo jogo e por pouco não acabou eliminado no terceiro, pela Espanha, quando o substituto do Rei, Amarildo, fez os dois gols da virada por 2 a 1?

Até hoje estaríamos dizendo que o bicampeonato não veio pela ausência do melhor de todos os tempos e, no entanto, veio para consagrar o botafoguense Possesso.

Teria acontecido o 7 a 1 se Neymar e Thiago Silva estivessem em campo?

Há quem jure que não e é bem provável que tenha razão, mas como saber?

Do mesmo modo é possível que a conquista do pentacampeonato, em 2002, na Ásia, tivesse sido facilitada se Romário estivesse lá, embora também haja quem jure que ele atrapalharia o clima da “família Scolari”. Pode ser, mas, não tenham dúvida a rara leitora e o raro leitor: se o Brasil não voltasse campeão, o insucesso seria atribuído à teimosia de Felipão.

Finalmente, como teria sido a decisão da Copa de 1998 se Zagallo tivesse a coragem de barrar o convulsionado Ronaldo Fenômeno e mantido Edmundo, só para pensar numa situação em que a solução seria abrir mão do gênio e escalar o normal?

Edmundo, o Animal, repetiria Amarildo, o Possesso?

Todas perguntas sem respostas, mas com pelo menos uma conclusão inarredável: a frustração pela ausência de Mbappé contra o City foi diretamente proporcional àquela causada pela falta de Lewandowski contra o PSG.

Porque o jogo ideal da Champions seria entre Manchester e Munique.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.