Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri

Atlético Mineiro e Flamengo disputam posto de melhor time do país

Brasileiro que ama futebol tem opções para se satisfazer por aqui, sem precisar recorrer a clubes europeus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Durante muitas ocasiões o melhor time do país foi a seleção brasileira. Mesmo sem ganhar a Copa do Mundo, como em 1982. Hoje não é.

Como aconteceu com os espanhóis, em 2010, e com os alemães, em 2014, apesar de suas seleções terem sido campeãs mundiais, tanto o Barcelona quanto o Bayern Munique eram superiores, porque seus estrangeiros faziam a diferença.

Hoje o mesmo acontece por aqui com o Galo e o Mengo.

Torcedor durante partida entre Flamengo e Grêmio pela Copa do Brasil - Ricardo Moraes - 15.set.21/Reuters

A presença de jogadores sul-americanos, alguns até que poderiam estar na Europa, como De Arrascaeta, Nacho Fernández e Matías Zaracho, e de veteranos, como Hulk e Diego Costa, desequilibra o panorama nacional.

O time mineiro e o carioca encantam muito mais que a seleção e criam expectativas incomparavelmente maiores antes de seus jogos, seja no torneio que for —e não por acaso os dois estão nas semifinais das copas do Brasil e da Libertadores, além de disputarem o topo do Campeonato Brasileiro.

O Fortaleza também merece menção, se não pelos seus estrangeiros no campo, mas por Juan Vojvoda no banco.

O time cearense não é superior à seleção brasileira, embora também desperte mais atenção que o time amarelo.

O modo como atropelou o São Paulo ultrapassa os limites do campeão paulista e revela os do milionário Palmeiras, batido na final do campeonato estadual e eliminado da Copa do Brasil.

A próxima terça-feira (21) é o dia D do Palmeiras nesta temporada. Ao menos terá de permanecer vivo no torneio continental ao receber o Atlético Mineiro, no novo confronto de Abel Ferreira com Cuca e de dois modelos de gestão semelhantes, apesar de o mecenato mineiro ser mais escancarado que o alviverde.

Tudo isso para registrar, com alegria, que o brasileiro amante do futebol tem opções agradáveis para se satisfazer por aqui, sem precisar recorrer necessariamente aos melhores times europeus.

Tempo esgotado

Marco Polo Del Nero não viaja para fora do Brasil porque a Interpol pega. A Brasília ele pode ir, embora não tenha ido, apesar de convocado, como gostaria o senador Randolfe Rodrigues, vice-presidente da CPI da Covid, por falta de tempo para ouvi-lo. O ex-cartola da CBF, banido do futebol, tem relações estreitas com o dono da Precisa, a empresa que quase vendeu a vacina Covaxin para o Ministério da Saúde, e seria interrogado, mas se livrou da humilhação.

Zizinho, 100

O cineasta Luiz Carlos Barreto, 93, que foi grande amigo de Zizinho, reitera que Mestre Ziza jamais foi indisciplinado.

E detalha o motivo que levou a CBD a não convocá-lo para a Copa do Mundo de 1954, na Suíça: “Na verdade, Zizinho foi acusado de ser comunista, porque, ao lado de Nilton Santos e de Danilo, se insurgiu quando soube que o comando da seleção, durante o Campeonato Sul-Americano de 1953, no Peru, quis trocar Aymoré Moreira por Flávio Costa”.

Segundo Barreto, o escritor José Lins do Rego, chefe da delegação brasileira em Lima, “revolucionário na obra e reacionário politicamente”, escreveu relatório demolidor contra Zizinho, que o chamava de Vaca de Presépio, de tanto vê-lo dormir nas confortáveis poltronas do saguão do hotel.

“Os três lideraram o movimento e não permitiram a entrada do Flávio na concentração. Os outros 19 jogadores aderiram, e Flávio teve de voltar para o aeroporto e pegar voo de volta para o Rio. Eu estava lá e fui testemunha”, conta Barreto.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.