Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri

Flamengo dá sinais de não suportar o topo do futebol brasileiro

Mais cedo que o esperado, clube carioca mostra que não consegue ser hegemônico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ser autossustentável tem sido o desafio recorrente dos clubes brasileiros graças ao antiquado modelo associativo que insiste em permanecer, às vezes mantido por mecenas, por patrocinadores que caem do céu, por parcerias suspeitas etc.

Embora baseado em sistema tão arcaico como o de seus concorrentes, o Flamengo conseguiu sanear suas finanças, montar um timaço e dar a sorte de trazer um treinador de Portugal que recuperou o gosto de vermos futebol bonito em nossos gramados. Quando tudo indicava o caminho de hegemonia duradoura, o que era doce já não é mais.

O calendário não colabora, as arbitragens são do nível da CBF, lesões afastam jogadores como o uruguaio De Arrascaeta, mas tudo isso estava presente em 2019 quando o clube da Gávea arrancou na direção de ser o Bayern Munique tupiniquim.

Flamengo, de Renato Gaúcho, cai de rendimento e vê Gabigol em má fase - Alexandre Loureiro - 19.set.2021/Reuters

Ao vermos no panorama mundial a potência catalã afundar no mesmo modelo associativo e o Barcelona virar saco de pancadas, percebam a rara leitora e o raro leitor que situação curiosa: a temporada tanto de Flamengo quanto de Palmeiras depende de um único jogo, entre ambos, no dia 27 de novembro, em Montevidéu, quando um dos dois será tricampeão continental para se juntar aos outrora hegemônicos Santos, São Paulo e, menos, Grêmio —porque os gaúchos incapazes de dar as cartas no cenário nacional.

Por mais que a conquista da Libertadores salve o ano, é inegável que nenhum dos dois agradou em 2021, tantos foram os fiascos inadmissíveis para o tamanho de seus investimentos.

Pense no Flamengo se limitando a ter sido campeão estadual; imagine o Palmeiras a ver navios, sem título algum.

O alviverde às portas de ter uma presidenta, Leila Pereira, que precisou de uma fraude para chegar ao cargo; o rubro-negro com o presidente Rodolfo Landim, em vias de ser reeleito, apesar de ter prometido mudar o estatuto para proibir reeleições, réu em processo assustador, acusado de gestão fraudulenta em fundos de pensão que teria causado prejuízo na casa de R$ 100 milhões.

Enfim, como esperar alguma coisa diferente de gente sem pudor a ponto de apoiar a figura sinistra e patética, a que habitará ainda por mais um ano o Palácio da Alvorada, autora de crimes contra a humanidade e que chama a Torre de Pisa de torre de pizza?

Vivêssemos num país em que juízes e procuradores fossem punidos antes de enveredar, agora descaradamente, pela política, e muitos dos cartolas do Patropi teriam o mesmo fim de alguns que passaram pelo Barcelona.

Qual o quê!

Um do Vasco até já morreu, os do Cruzeiro estão por aí mais vivos do que nunca, outros do Corinthians idem ibidem, da CBF…

​​LUTAR, LUTAR, LUTAR

Chega em boa hora da história do Galo o filme que conta sua trajetória de glórias, derrotas, injustiças, acasos, sortes e azares.

Não espere imparcialidade, mas se prepare para ficar tocado.

Entre outras inúmeras qualidades, o filme não dá espaço à demagogia de marqueteiros e ouve atleticanos de verdade.

Aliás, ouve até corintianos.

DOUTOR SÓCRATES

Enfim, em bom português, pela editora Grande Área, chega às livrarias a biografia de Sócrates, a definitiva, escrita pelo jornalista escocês Andrew Donnie, com décadas de Brasil nas costas como correspondente dos principais jornais do mundo.

O Doutor por inteiro, sem exageros e sem panos quentes, como atesta o prefácio escrito por Raí.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.