Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri
Descrição de chapéu
Juca Kfouri

Enfim um domingo com grande jogo para abrir de verdade a temporada nacional

Há talentos em Atlético e Flamengo para a real abertura do ano futebolístico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jogos do ano teremos muitos até o fim de 2022, e ainda bem que seja assim.

Antes que alguém reclame, até já tivemos um, mas em Abu Dhabi.

Este Atlético Mineiro e Flamengo para decidir a Supercopa do Brasil é o primeiro no país, com 31 mil ingressos esgotados.

Talvez não seja tão bom como o jogo da temporada passada, entre Flamengo e Palmeiras, até porque dificilmente repetirá a excelência técnica daquele empate em dois gols no Mané Garrincha.

Mas há talentos em quantidade suficiente nas duas equipes para que neste domingo (20), na Arena Pantanal, em Cuiabá, o torcedor possa se deliciar com a verdadeira abertura do ano futebolístico.

Everton Ribeiro (à esq.) disputa a bola durante partida entre Flamengo e Atlético-MG em 2021
Everton Ribeiro encara Nacho em duelo de 2021 - Flamengo/Divulgação

​E o clima nos bastidores está tão quente como os 30° previstos para a capital de Mato Grosso no horário do prélio, 16h, embora, eventualmente, com alguma chuva.

A Gávea sabe exatamente o valor da Supercopa que há dois anos vive em sua sala de troféus, vencida em 2020 contra o Athletico Paranaense e no ano seguinte, nos pênaltis, contra o Palmeiras.

A conquista do bicampeonato acabou por não aliviar a frustração com as perdas da Libertadores, do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.

Já o Galo vem no modo galopante depois de 2021 brilhante em que só faltou ganhar a Libertadores, da qual saiu invicto e graças à infelicidade de Hulk ao bater, na trave, a penalidade que daria a vitória na semifinal contra o Palmeiras, na casa verde.

O português Paulo Sousa, do rubro-negro, segue na mira da Nação, órfã de Jorge Jesus, e encontrará certo refresco caso volte com a taça.

O argentino, naturalizado mexicano, Antonio "Turco" Mohamed, do alvinegro, tem a vida mais tranquila apesar de correr o risco de conhecer certa turbulência no voo para Belo Horizonte se regressar sem ela.
Enquanto eles queimam as pestanas para encontrar as melhores soluções neste começo de trabalhos, a cartolagem passa vergonha com discussões sobre favorecimento da CBF para um lado ou outro, algo que poderia estar resolvido de antemão com simples providência: estar no regulamento da competição que o mandante será o clube que venceu o Campeonato Brasileiro.

Alguma vantagem o Galo mereceria ter, só não pode reclamar de que em Cuiabá haverá maioria flamenguista porque, com exceção das cidades mineiras, e mesmo assim sem contar plenamente com Juiz de Fora, em qualquer lugar do Brasil o Atlético será minoria.

Os dois gigantes chegam à decisão depois de passar meio de semana deprimente, com o focinho do futebol brasileiro.

O Flamengo e suas estrelas foram ao estadinho de Conselheiro Galvão, às 15h30, enfrentar o Madureira, pelo Carioquinha, diante de 1.009 testemunhas e renda de 80 mil reais, que não pagam o braço esquerdo do goleiro Diego Alves.

Ganharam de virada por 2 a 1 e tomaram impensável prejuízo por não peitar o estadual que se diz o "mais visto do país", mas que não passa de brincadeira de péssimo gosto.

Na mesma quarta-feira, pelo Campeonato Mineiro, que ao menos não é chamado de Mineirão (mas só para não confundir com o estádio), o Atlético recebeu o quase xará Athletic, de São João Del-Rey, no Mineirão sob aguaceiro.

O 0 a 0 era definitivo quando o assoprador de apito, sem nenhum pudor, inventou um pênalti para Hulk dar a vitória ao clube grande.
Chegará o dia em que o jogador do time grande beneficiado terá vergonha de comemorar gol assim?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.