Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri

Não resta dúvida sobre qual é o clube mais vitorioso do futebol mundial

A 14ª Champions do Real Madrid, somada às outras taças, dá a medida do seu tamanho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

​Some a 14ª taça da Liga dos Campeões da Europa aos sete títulos mundiais, às quatro Supertaças Europeias, às duas Taças Uefa e aos 35 Campeonatos Espanhóis, além das 19 Taças do Rei e das 12 Supertaças da Espanha, e pronto: não resta dúvida sobre qual é o clube mais vitorioso do futebol mundial.

Se a rara leitora e o raro leitor quiserem considerar como campeões mundiais de clubes apenas os que venceram o torneio patrocinado pela Fifa, os madridistas também dominam com quatro, um a mais que o rival Barcelona.

Contabilizando a Taça Intercontinental, como a Fifa reconhece, a vantagem sobre o segundo colocado, o Milan, é de 7 a 4, quase o dobro, como é a superioridade merengue na Europa, 14 a 7 sobre os rossoneros.

É impressionante.

Real Madrid agora tem impressionantes 14 títulos europeus - Paul Ellis/AFP

A 14ª Orelhuda ainda teve o sabor especialíssimo de estar perdida para o campeão francês PSG, para o campeão mundial Chelsea e para o campeão inglês Manchester City.

Como estaria perdida para o superior Liverpool não fosse a épica atuação do goleiro belga Thibaut Courtois, 30 anos, 2 metros, 96 quilos.

Certo estava Jürgen Klopp ao perguntar ao fim da decisão quando é que o time dele, campeão das duas Copas britânicas na temporada, disputará mais uma final. Porque o Liverpool ficou a um ponto de ser campeão inglês —92 pontos ganhos, 80,7% de aproveitamento, 94 gols marcados— e perdeu a Champions no detalhe do oportunismo de Vinicius Junior, da falha do exuberante Alexander-Arnold e na fabulosa atuação de Courtois.

Eis aí uma questão para o torcedor brasileiro pensar.

Às vezes dá a impressão de que preferimos perder antes de decidir a conviver com a frustração da derrota na final.

Que entre ser campeão da Copa Sul-Americana e vice da Libertadores ficamos com a primeira alternativa.

Sobre o tema, o UOL Esporte fez interessante levantamento para saber qual clube brasileiro é campeão de tudo, algo que o Inter já alardeou em 2008 e que a volta da Supercopa do Brasil modificou, porque é título que falta aos gaúchos.

Segundo o levantamento, que considera campeões mundiais apenas os vencedores do torneio organizado já pela Fifa, os clubes brasileiros mais próximos de ser campeões de tudo são o Colorado e o Corinthians, a quem só resta ganhar a Copa Sul-Americana.

Nosso maior campeão, o São Paulo, ainda não tem a Copa do Brasil nem a Supercopa do Brasil.

Teria sido melhor para a Fiel torcida a eliminação na Libertadores, que só vencerá de novo agora por milagre, para disputar a Sul-Americana com chance de conquista?

Não pergunte a Jürgen Klopp. Ele só pensa no creme do creme, embora cada vez mais este seja merengue.

Pep Guardiola como estará? Terá saboreado a derrota do rival para terminar a temporada por cima?

E Abel Ferreira? Já planeja enfrentar o Real Madrid?

Sobre quem inexistem perguntas a fazer, dúvidas a eliminar?

É italiano, tem quase 63 anos, chama-se Carlo Ancelotti e nasceu para vencer.

Campeão alemão, espanhol, francês, inglês e italiano, da Champions como jogador e como treinador, ganhador como atleta da Copa Intercontinental, que o UOL não considera como Mundial, mas a Fifa, sim, e de dois Mundiais Fifa como técnico do Milan e do Real Madrid.

Cuide-se seja quem for o treinador a enfrentá-lo no próximo Mundial —e tomara venha a ser um estrangeiro à frente de time brasileiro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.