Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri

Velha rivalidade paulistas x cariocas está de volta em jogos decisivos

A Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro estão nos pés do eixo Rio-São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Foram quatro jogos para torcedor nenhum botar defeito os da volta das quartas de final da Copa do Brasil.

Nada menos de 14 gols e mais de 150 mil torcedores no Maracanã, em Itaquera, na Arena da Baixada e no Independência, este último, em Belo Horizonte, com a menor contribuição, de apenas 10 mil.

Sessenta mil no Rio, 43 mil em São Paulo, 39 mil em Curitiba. Nada mau.

No único jogo de pouco gol, entre Athletico Paranaense e Flamengo, o 1 a 0 nasceu de bicicleta espetacular de Pedro, o que pavimenta sua ida à Copa do Mundo no Qatar.

Cinco gols na brilhante vitória corintiana sobre o amedrontado Atlético Goianiense, no 4 a 1 construído com três gols do, enfim, batizado Yuri Alberto, além da exuberante atuação de Renato Augusto e da Fiel.

Quatro no empate entre Fluminense e Fortaleza e outros tantos no entre América e São Paulo.

A velha rivalidade, predominante no futebol nacional até meados dos anos 1960, entre cariocas e paulistas está de volta no equilibrado embate entre Corinthians e Fluminense e no que opõe o favorito Flamengo ao São Paulo.

Fluminense e Corinthians devem fazer duelo equilibrado - Sergio Moraes - 2.jul.22/Reuters

Em mata-mata tudo pode acontecer, e será temerário descartar, por exemplo, um Majestoso para decidir o torneio, o Corinthians em busca da quarta taça, o São Paulo da inédita.

Mais provável um Fla-Flu, os rubros-negros atrás do tetra e os tricolores do bicampeonato?

Ou teremos o Clássico do Povo entre os dois times mais populares do país? Ou um choque tricolor?

A julgar pelas atuações dos quatro centroavantes envolvidos, é difícil saber.

Porque o carioca Pedro, o argentino Cano e o goiano Luciano estão em estado de graça, e o joseense Yuri Alberto parece ter despertado para o sucesso também na Pauliceia, depois de ter conquistado os gaúchos no Colorado.

Para a rara leitora e raro leitor que gostam dos números, o São Paulo leva grande vantagem no confronto direto, com 56 vitórias e 46 derrotas, além de 40 empates com o Flamengo.

A notícia ruim para tricolores está nos dados recentes: os cariocas ganharam todos os últimos quatro jogos, dois no Rio (5 a 1 e 3 a 1) e dois em São Paulo (4 a 0 e 2 a 0).

0
São Paulo leva vantagem no histórico do confronto, mas Flamengo tem se dado bem nos embates mais recentes - Gilvan de Souza - 6.ago.22/Flamengo

Já o Fluminense tem um jogo de vantagem na história com o Corinthians, 42 a 41, com 33 empates. Nos quatro jogos mais recentes, perderam duas vezes fora de casa (5 a 0 e 1 a 0) e venceram uma e empataram outra dentro (1 a 1 e 4 a 0).

Será vantajoso decidir no Maracanã e em Itaquera para Flamengo e Corinthians?

Para o primeiro nem tanto, pois nas quartas de final ganhou a vaga no Paraná. Para o segundo, sim, tamanha a diferença que a Fiel tem feito nos jogos contra adversários parelhos.

The end?

Se não bastasse o clima de Rio-São Paulo na Copa do Brasil, por coincidência extrema, Palmeiras e Flamengo, líder e vice-líder do Campeonato Brasileiro, encontram-se neste domingo (21) na casa verde para disputar clássico extraordinário entre os dois melhores times do país.

Vitória alviverde praticamente líquida a competição, porque 12 pontos de dianteira impedirá qualquer sonho.

Mesmo o empate tornará dificílimo que nas 15 rodadas restantes a diferença seja tirada.

Vitória carioca permite especular, embora ainda assim os seis pontos à frente dos paulistas seriam confortáveis.

A situação do líder é tão boa que a semana foi de treinos e descanso, sem se dizer que não terá o São Paulo pela frente daqui a dois dias.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.