Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri

Noventa conselheiros do Corinthians querem pôr fim ao descalabro da gestão

Grupo protocolou requerimento pelo impedimento do mitômano Augusto Melo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Erramos.

É assim que esta Folha, que tem o bom hábito de reconhecer os erros de seus jornalistas, deveria tratar o colunista que ora assina o que segue.

(Desconte quando o equívoco é editorial a favor de combo de privatizações).

Porque aí é questão de pãos ou pães, de opiniões, enfim.

Para seguir coerente em denunciar os erros, falta na página A3, no pé do Painel do Leitor, o seguinte Erramos: "Diferentemente do que o colunista Juca Kfouri tem informado desde antes da eleição de Augusto Melo à presidência do Corinthians, ele não foi objeto de pedido de impeachment em seis meses de gestão. Melo completou quase oito meses sem ter de enfrentar o processo".

Pelo que o colunista se penitencia e pede desculpas à rara leitora e ao raro leitor.

De fato, Melo tomou posse em 2 de janeiro deste ano e o pedido de impeachment aconteceu apenas na última segunda-feira, dia 26, quando 90 conselheiros do Movimento Reconstrução SCCP protocolaram requerimento para iniciar o processo de impedimento do mitômano e desastroso cartola. Quase dois meses a mais do aqui previsto inúmeras vezes, antes, durante e depois da eleição de Melo.

Augusto Melo, presidente do Corinthians, durante entrevista à Folha - Danilo Verpa - 26.jul.24/Folhapress

Porque alguns de seus eleitores disseram à coluna ser mais fácil impedi-lo que derrotar os 16 anos de permanência do grupo Renovação e Transparência, comandado pelo péssimo Andrés Sanchez, apoiador do contraventor André Negão como candidato à sucessão do ainda pior Duílio Monteiro Alves.

Entre o desastre conhecido e o previsto, a maioria dos votantes optou por Melo, certo de que ele não demoraria a se melar em gestão catastrófica, acusada até de envolvimento com o PCC —como, aliás, a de seu antecessor.

Sem a pretensão de justificar o erro de quase 60 dias, a coluna cumpre o dever de informar que a demora se deu porque outro trapalhão, para dizer o mínimo, o presidente do Conselho Deliberativo, Romeu Tuma Júnior, com pretensões de presidir o clube, segurou até o que pôde, e o que não poderia, o rito para começar o impeachment.

A vida política em Parque São Jorge é tão complexa que Tuma conta com o apoio de Adriano Monteiro Alves, irmão de Duílio, como marqueteiro de suas intenções.

E é tão difícil de ser entendida pelos não iniciados nas coisas alvinegras que Mário Gobbi surgiu como porta-voz do grupo de 90 conselheiros, definido como "suprapartidário".

Ora, como, se Gobbi sucedeu Sanchez?!

Gobbi, em cujo mandato o Corinthians ganhou o título inédito da Libertadores e o bicampeonato do Mundial da Fifa, deixou a presidência com a saúde em frangalhos, rompeu com o grupo Renovação e Transparência e até candidato independente foi na eleição vencida por Monteiro Alves, quando Melo apareceu em segundo lugar, prenúncio do que aconteceria no pleito seguinte.

Cássio faz defesa na vitória de 1 a 0 sobre o Chelsea que deu o Mundial ao Corinthians em 2012 - Toshifumi Kitamura - 16.dez.12/AFP

Gobbi, é verdade, apoiou André Negão como mal menor e sem ilusão de vitória e, agora, acabou procurado pelos conselheiros em busca de ajuda para estancar a sangria que assola o clube —dos cofres, vazios e em vermelho estratosférico, ao gramado, na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, com pouquíssimas chances de salvação.

Ainda sem pretensão de justificar coisa alguma, a coluna pondera que se o pedido de impeachment tivesse acontecido em seis meses, seria maior a possibilidade de escapar da segunda humilhação, como em 2007, quando caiu na gestão de Sanchez.

Só Melo cairia.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.