Julianna Sofia

Jornalista, secretária de Redação da Sucursal de Brasília.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julianna Sofia
Descrição de chapéu

Combustível político

Há muito de bravata em decisão do governo de mandar investigar preço da gasolina

Frentista abastece veículo em posto em Franca, interior de SP; governo federal quer investigação do preço da gasolina
Frentista abastece veículo em posto em Franca, interior de SP; governo federal quer investigação do preço da gasolina - Igor do Vale - 21.jul.2017/Folhapress

Há muito de bravata na decisão do Palácio do Planalto de mandar a Polícia Federal e o Cade (autoridade antitruste) investigarem o aumento do preço da gasolina nos postos de combustíveis. O presidente Michel Temer classificou como "agressão ao consumidor" os valores registrados nas bombas.

A nova cruzada da gestão emedebista é diminuir a impopularidade do presidente. E parece promissor como marketing político anunciar uma operação para combater preços ditos abusivos cobrados por um suposto cartel de postos de combustíveis atuante em todo o país. Afinal, em janeiro, o aumento da inflação —embora modesto— teve na gasolina o item de maior impacto individual.

Grilo falante de Temer, o ministro Moreira Franco (Secretaria-Geral) diz que o governo não pode "assistir de mãos atadas" a atuação cartelizada das corporações. Assim como os aumentos promovidos pela Petrobras, afirma que as reduções de preço da gasolina precisam chegar ao consumidor. Ecoando o Planalto, a estatal resolveu dar mais transparência e passou a publicar o preço de venda nas suas refinarias, em vez dos percentuais de reajuste diário.

Estudo feito pelo Cade mostra o mercado de revenda de combustíveis como campeão de acusações de cartel. Um dos motivos é a percepção generalizada, e não necessariamente verdadeira, de que paralelismo de preços gera evidência suficiente da prática anticoncorrencial. "O fato é que, tomando-se o histórico de análises e decisões do Cade em relação a esse mercado, observa-se um grande número de processos instaurados e julgados com um pequeno número de condenações de agentes econômicos por condutas anticompetitivas." De 1994 a 2013, foram 168 casos e apenas 15 condenações.

Em 2015, a Operação Dubai estimou em até R$ 1 bilhão/ano o prejuízo causado por um cartel de postos no DF, que atuou por 20 anos. O caso começou a ser apurado em 2009. Segue em aberto, e os preços em alta.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.