Julianna Sofia

Jornalista, secretária de Redação da Sucursal de Brasília.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julianna Sofia
Descrição de chapéu Previdência Eleições 2018

De pijama no Planalto

Temer é favorecido pela inércia para reduzir seu índice de reprovação

Sentado na principal cadeira da República e de posse da faixa presidencial, Michel Temer começa a ser esquecido ainda no cargo. Privado de uma agenda midiática devido às restrições da legislação eleitoral, o emedebista alcançou o feito de ver a reprovação popular a seu governo cair.

Segundo a última pesquisa Datafolha, depois de atingir o maior patamar da história política recente, o percentual dos brasileiros que classificam a gestão do presidente como ruim ou péssima recuou de 82% (junho) para 73%. Aqueles que consideram a administração regular passaram de 14% para 21%, enquanto a avaliação ótima ou boa teve pequena oscilação de 3% para 4%.

A mudança na percepção dos entrevistados, na opinião do diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, pode ser explicada pela dinâmica das eleições deste ano. “Ele perdeu protagonismo para o processo eleitoral e se poupou.” Num vocabulário menos cortês: em meio à corrida maluca em que se transformou a disputa à Presidência, ninguém mais liga para o que o atual mandatário pensa, diz ou faz.

​E o candidato do legado temerista não se mostra competitivo tampouco governista. O programa de TV que a campanha de Henrique Meirelles (MDB) testa para levar ao ar oculta a figura de Temer. Na peça de propaganda, o cortejado é Lula.

O presidente não só é repelido abertamente por seus aliados, como sua perda de relevância exclui o político habilidoso de outros carnavais de decisões estratégicas. Foi sem o conhecimento dele, por exemplo, o ataque de Meirelles à coligação de Geraldo Alckmin (PSDB) no Tribunal Superior Eleitoral, questionando tecnicalidades.

Além do precoce ostracismo, a caneta presidencial já pouco lhe serve dadas a penúria das contas públicas e as artimanhas fiscais engendradas pelo Congresso Nacional.

De pijama no exílio do Palácio do Planalto, Temer é favorecido pela inércia para reduzir seu índice colossal de reprovação.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.