Julianna Sofia

Jornalista, secretária de Redação da Sucursal de Brasília.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julianna Sofia
Descrição de chapéu Previdência Eleições 2018

Photoshop eleitoral

Com a campanha nas ruas, começa a temporada de maquiagem nos candidatos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Foto oficial da chapa do PDT à Presidência, com Ciro Gomes e Kátia Abreu
Foto oficial da chapa do PDT à Presidência, com Ciro Gomes e Kátia Abreu - Reprodução/Twitter

O Photoshop burlesco no retrato oficial da chapa do PDT ao Palácio do Planalto, com a senadora Kátia Abreu —candidata a vice de Ciro Gomes— excessivamente retocada, não é evento isolado na campanha que ganha as ruas. Sete quilos mais magra, a parlamentar reconheceu o exagero imagético, mas surfou na repercussão da fotografia.

A marquetagem transforma candidatos e (re)cria caricaturas.

Em sua terceira campanha presidencial, Marina Silva cercou-se de magos que agora se preocupam com sua aparência franzina. O tônus muscular se impõe à biografia, e a seringueira contaminada por mercúrio precisa mudar suas roupas e ganhar volume físico. Recebe consultoria de imagem para a transmutação à base de pantalonas e cores mais vibrantes, sem resvalar em marcas “fast fashion”.

“Photoshopar” a língua de Ciro, o verborrágico, e conter seu ímpeto machista são meios de suavizar a estampa do candidato. Na visão dos marqueteiros, a estridência do discurso do pedetista rouba-lhe eleitorado. A camisa de força ora funciona —em entrevistas se diz mais “maduro e sereno”. Ora nem tanto. Ao jornal O Globo, afirmou: “O futuro presidente do Brasil não tem que mostrar temperamento de lesma, de ameba”.

O candidato do PSL, Jair Bolsonaro, modula diariamente a retórica agressiva, acusada de racista, misógina e homofóbica, para reduzir seus índices de rejeição —32%, segundo a última pesquisa Datafolha. Com o intuito de conquistar a confiança do mercado e do empresariado, por exemplo, o capitão reformado adaptou seu pensamento econômico de ultradireita, com forte defesa do Estado intervencionista, a uma versão liberal e privatista.

Nada do que se vê, por ora, é comparável à maquiagem aplicada por João Santana ao Brasil de 2014, comandado por Dilma Rousseff. No raiar da pior recessão das últimas décadas, o marqueteiro vendia a fantasia petista de um país grandioso, com uma presidente-candidata que sorria ao preparar macarronadas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.