Julianna Sofia

Jornalista, secretária de Redação da Sucursal de Brasília.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julianna Sofia
Descrição de chapéu Previdência

Chama o Ilan

Presidenciáveis cortejam atual presidente do BC, que pode ser obrigado a elevar juros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Com o resultado bem sucedido da atual política monetária na ancoragem das expectativas de inflação, o Banco Central de Ilan Goldfajn tornou-se alvo do flerte de campanhas presidenciais que tentam inocular no mercado e no empresariado a ideia de adesão ao pragmatismo e à moderação na seara econômica.

Fernando Haddad (PT) declarou-se ao presidente do BC. Disse gozar de relação pessoal com o economista e há relatos de encontros em que discutiram o sistema bancário. Emissários do ex-prefeito propagam pelo mundo político e econômico menções a Ilan como detentor do perfil ideal para comandar um Banco Central petista “market friendly”.

Jamais permaneceria na cadeira por razões muito óbvias: Como explicar aos companheiros do partido manter na linha de frente da equipe econômica de um eventual governo integrante da gestão do presidente-golpista Michel Temer?

Em outras campanhas, o nome do presidente do Banco Central também é laureado e chega a ser apontado como uma possível solução de continuidade para agradar os donos do dinheiro grosso.

Nesta semana, o BC manteve, pela quarta vez consecutiva, a taxa de juros básica em 6,5%. Jogou no ar dúvidas sobre a manutenção deste ciclo de estímulo monetário.

Fatores externos (guerra comercial EUA x China) e internos (incerteza eleitoral e descontinuidade da agenda de reformas) têm provocado a desvalorização do real. Por ora, não há efeitos maiores sobre os preços porque a economia anda de lado, e o setor produtivo trabalha com capacidade ociosa elevada. A projeção para a inflação deste ano se mantém dentro da meta.

No entanto, se preservadas as condições atuais de câmbio e juros, a taxa esperada para 2019 será superada, o que exigirá atuação do BC num horizonte próximo.

Na reunião de outubro para decidir o patamar dos juros, o Brasil já terá escolhido o novo presidente. Independentemente de empatia, o eleito pode ser obrigado a chamar o Ilan.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.