Julianna Sofia

Jornalista, secretária de Redação da Sucursal de Brasília.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julianna Sofia
Descrição de chapéu Eleições 2018

Dever cívico

Por que a ex-mulher de Bolsonaro nega fatos por ela relatados?

Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), durante ato para o candidato, em Resende (RJ)
Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), durante ato para o candidato, em Resende (RJ) - Eduardo Anizelli/Folhapress

Não é necessário ser militante do movimento #MeToo ou apoiadora do #EleNão para querer elucidar a atitude de negação de Ana Cristina Valle, ex-mulher do candidato Jair Bolsonaro (PSL), às revelações de que ela relatou ao Itamaraty ter sido ameaçada de morte pelo deputado, fato que a fez deixar o país.

Um telegrama assinado pelo então embaixador brasileiro em Oslo e arquivado no ministério —órgão com extremado senso de respeito a protocolos oficiais— é objetivo: “A senhora Ana Cristina Siqueira Valle disse ter deixado o Brasil há dois anos [em 2009] ‘por ter sido ameaçada de morte’ pelo pai do menor [Bolsonaro]. Aduziu ela que tal acusação poderia motivar pedido de asilo político neste país [Noruega].”

Bolsonaro e Ana viviam à época uma separação litigiosa, em que a guarda do filho do casal era disputada. As alusões ao comportamento agressivo do parlamentar foram testemunhadas. Sabe-se agora mais. A querela judicial derivou para outras acusações contra o candidato por ocultação de patrimônio e por furto.

Uma Ana Cristina exasperada reage, nega, esquiva-se. “Pai do meu filho, meu ex-marido. Ele é muito querido, por mim e por todos. Ele não tem essa índole.” Por ora, o que aparece como motivação para a ex-mulher do presidenciável refutar o passado é um acordo com interesses financeiros e conveniência eleitoral —ela tenta uma vaga na Câmara dos Deputados pelo Podemos e usa o sobrenome Bolsonaro.

O debate político nos EUA vem sendo dominado nas últimas semanas pela conturbada nomeação de um juiz à Suprema Corte. Brett Kavanaugh, escolhido pelo presidente Donald Trump, foi acusado por ao menos três mulheres de agressões sexuais, o que impôs à indicação risco de ser gongada pelo Senado.

À Comissão Judiciária da Casa, a professora Christine Ford narrou o terror vivido há mais de 30 anos. “Estou aqui porque acredito ser meu dever cívico contar o que aconteceu comigo quando Brett Kavanaugh e eu estávamos no ensino médio.”

 
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.