Julianna Sofia

Jornalista, secretária de Redação da Sucursal de Brasília.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julianna Sofia
Descrição de chapéu Eleições 2018

Cinco quilômetros

Reduzir Esplanada a 15 ministérios deve ser primeira promessa que Bolsonaro descumprirá

A partir da próxima semana e pelos dois meses que se seguirão, o centro de decisões em Brasília se deslocará da Praça dos Três Poderes para um QG no CCBB da capital. De lá, sairão os nomes do gabinete ministerial de Jair Bolsonaro, se confirmado o favoritismo do candidato do PSL à Presidência da República neste domingo (28).

A expectativa é que o ministério bolsonarista seja anunciado num prazo de 30 dias. A promessa do deputado de lipoaspirar a Esplanada dos Ministérios, reduzindo suas medidas de 29 para 15 pastas, será a primeira sujeita a descumprimento. A ideia do “Superministério da Fazenda”, com Planejamento mais Indústria e Comércio sob sua tutela, foi abatida sem grande esforço pelo lobby empresarial. De tão estapafúrdia, a fusão de Agricultura com Meio Ambiente tende a virar pó.

O capitão reformado crava publicamente até agora só três nomes. Onyx Lorenzoni (Casa Civil), general Augusto Heleno (Defesa) e Paulo Guedes (Fazenda). O jogo também está acertado para que Ilan Goldfajn permaneça no comando do Banco Central. Na nova gestão, conquistaria de direito a autonomia que hoje tem de fato.

Outros nomes da escuderia de Michel Temer —da cozinha da equipe econômica a autoridades de peso na área da segurança pública— almejam manter-se no governo de Bolsonaro. Ao mesmo tempo, começam a ser registradas as primeiras baixas. Funcionário de carreira do Banco do Brasil, Paulo Caffarelli anunciou nesta semana que deixa a presidência da instituição, em que estava desde 2016. Antes, fora o número dois da Fazenda sob Dilma Rousseff.

O candidato diz repelir o toma lá dá cá tão usual na rotina odienta do poder central e ensaia afugentar aliados de outros partidos que farejam cargos. “Oportunistas se anunciam ministros. Esses, de antemão, já podem se considerar fora de qualquer possível governo”, tuitou.

Oportunista é o que mais há na Praça dos Três Poderes. Dali para o CCBB, são apenas cinco quilômetros.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.