Julianna Sofia

Jornalista, secretária de Redação da Sucursal de Brasília.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julianna Sofia
Descrição de chapéu Previdência

Fumacê

Bolsonaro contribui para 'reforminha', e Guedes sonha com aposentadoria precoce

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No quinto andar do Ministério da Economia, ninguém sabia do que falava o presidente Jair Bolsonaro ao anunciar na quarta-feira (22) um estrambólico projeto com potência fiscal maior que o trilhão da reforma da Previdência. Não havia nem há nos escaninhos do ministro Paulo Guedes (Economia) & cia. proposta para tributar reavaliação patrimonial de contribuintes.

O episódio vem sendo tratado na pasta como fumaça. Não tem densidade. O sub do sub do sub da Receita Federal até confirmou que existem estudos em curso —mas quem é ele para contradizer o presidente da República? Desconcertado, o chefe do fisco, Marcos Cintra, que coleciona saias justas com Bolsonaro, prometeu fazer contas e analisar a medida, que poderia turbinar a arrecadação. Há quem fale em R$ 200 bilhões a R$ 300 bilhões em recursos extras para o Tesouro, mas é um cálculo ainda a ser esclarecido.

O ministro Paulo Guedes e o presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia de apresentação de vídeos de campanha em defesa da reforma da Previdência
O ministro Paulo Guedes e o presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia de apresentação de vídeos de campanha em defesa da reforma da Previdência - Pedro Ladeira - 20.mai.19/Folhapress

O fumacê de Bolsonaro gera efeito colateral direto na reforma da Previdência. Constitui mais uma incrível peripécia em que o presidente joga contra a PEC das mudanças nas aposentadorias. Afinal, mais vale arrancar bilhões de especuladores imobiliários do que maltratar velhinhos pobres e viúvas indefesas.

Em meio à pindaíba econômico-fiscal e ao caótico embate Congresso versus Palácio do Planalto, o presidente não facilita a vida de Guedes. As más-línguas insinuam que Paulo está irritado com Jair pelo excesso de confusões e pela desarticulação política. Pessoas próximas ao ministro afirmam que isso é futrica.

Por coincidência, Guedes voltou a dizer que pode deixar o ministério caso a reforma da Previdência não seja aprovada, pois o Brasil vai pegar fogo. “Pego um avião e vou morar lá fora. Já tenho idade para me aposentar”, declarou ele à revista Veja.

Bolsonaro respondeu prontamente nesta sexta (24). “É um direito dele, ninguém é obrigado a continuar como ministro meu. Logicamente ele está vendo uma catástrofe, é verdade, eu concordo com ele.” 

Espasmo de lucidez.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.