Julianna Sofia

Jornalista, secretária de Redação da Sucursal de Brasília.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julianna Sofia
Descrição de chapéu Previdência

Minidireitos

Operadoras de planos de saúde querem baratear produtos. Quebrou a perna? Vá ao SUS

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Foi em 2003 a última vez que os planos de saúde individuais tiveram reajuste abaixo da inflação. Desde lá, a Agência Nacional de Saúde vem autorizando anualmente as operadoras a cobrarem dos usuários aumentos que superam a variação dos índices de preço em geral.

Nos últimos anos, com a economia ladeira abaixo e o desemprego ladeira acima, o peso desses reajustes sobre as mensalidades empurrou 3 milhões de usuários de planos para as filas do SUS. Hoje, os contratos individuais e familiares não chegam a 20% do universo atendido pelo setor.

O lobby das operadoras, no entanto, atua para anuviar mais o cenário para quem precisa de assistência médica e paga plano. As empresas pressionam o Congresso a afrouxar as normas de reajuste em meio a uma discussão no Legislativo de recriar a comissão especial que já tentou mudar o regramento vigente.
Também vem sendo articulada a reativação de um conselho no Executivo, praticamente inativo há duas décadas. Isso poderia tirar poder e influência da ANS.

Dentro do governo Bolsonaro, as operadoras se valem de dois influentes aliados: o ministro Luiz Mandetta (Saúde) e o secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho. O primeiro é egresso do setor, e o segundo foi relator na comissão especial ora em processo de recriação. Na relatoria, o então deputado compilou 140 projetos sobre o tema em um texto pró-mercado.

Nesta semana, o setor lançou sua ofensiva e apresentou propostas criativas, como a dos miniplanos, com produtos segmentados. Se aprovada, o usuário pode optar, por exemplo, por uma modalidade só de consultas e exames, sem atendimento de emergência --quebrou a perna? Vá ao SUS. Mandetta e Marinho acompanharam o evento. Um afirmou que a legislação atual é "engessante". O outro classificou-a de "anacrônica".

O supersecretário de Paulo Guedes (Economia) levou a cabo a reforma trabalhista de Temer. Recém aprovou a previdenciária de Bolsonaro. Aficionado em minidireitos.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.