Juliano Spyer

Antropólogo, autor de "Povo de Deus" (Geração 2020), criador do Observatório Evangélico e sócio da consultoria Nosotros

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juliano Spyer
Descrição de chapéu universidade

Evangélicos universitários são vítimas de assédio moral?

Disputa entre universidades públicas e igrejas é mau exemplo e produz vítimas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Para os meus colegas e professores, não há a possibilidade de alguém ser crente e de esquerda. Ou você é bolsonarista ou é crente falsa!"

Esse foi o desabafo de uma interlocutora ao ler a minha última coluna sobre a dificuldade de a esquerda dialogar com mulheres evangélicas.

Essa interlocutora é uma jovem negra, primeira de sua família a entrar na universidade e concluiu recentemente a graduação na Unicamp, no campo das ciências humanas. Para escrever sobre casos como esse, não mencionarei os nomes e o curso de cada interlocutor para não expô-los.

A jovem explica sua posição: "Quando eu falo para as pessoas na universidade que eu sou crente, elas esperam, principalmente os professores, que eu abandone o meu estado de ‘barbárie’ para me ‘civilizar’ saindo da religião. E, como eu não larguei a fé, deixei de ser bem-vinda ali. Não é uma atitude explícita, mas a gente percebe…".

Como ela frequenta uma igreja neopentecostal, associada a pastores aproveitadores e ao desejo de prosperidade, não se sente respeitada nem na universidade nem por outros crentes. "Para nenhum deles existe a possibilidade de coexistência nesses espaços," diz. Mas ela admite que encontrou mais possibilidades para se posicionar na universidade. "Na minha igreja é impossível", afirma.

0
Marcha para Jesus em 2022, em São Paulo - Bruno Santos - 9.jul.22/Folhapress

Quando, em 2018, meu segundo interlocutor, ex-estudante da USP, postou que jamais votaria em Bolsonaro, um amigo de sua igreja respondeu: "Foi infectado pela faculdade, amigo?".

E, na universidade, a "zoeira" comum entre estudantes às vezes cruzava a linha da intolerância religiosa. "Quando contei a um colega que acreditava no nascimento virginal de Jesus, ele respondeu que, na verdade, isso é uma historinha para esconder um suposto adultério de Maria."

"Confesso," ele diz, "que a postura dos irmãos da igreja sempre doeu mais. Eu via as chacotas na universidade como ignorância, mas esperava que o vínculo com um irmão em Cristo fosse algo maior do que crenças na política e que eu nunca seria tirado do convívio, da comunhão".

Meu terceiro interlocutor, formado pela Unila, também atravessou a graduação rejeitado e criticado pelos dois lados. "Fui me sentindo deslocado na igreja e na universidade. Uns e outros invalidavam a minha fé. Parece que passei a graduação jogando Twister, um pé na igreja, uma mão na universidade e o corpo todo torcido."

A disputa entre universidades públicas e igrejas, além de mau exemplo à sociedade, parece estar produzindo vítimas. Os dois lados se apresentam como acolhedores dos vulneráveis e das diferenças.

Mas há um modo de chamar essas práticas, que vitimam jovens que vivem entre esses dois mundos, com outro termo que não assédio moral?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.