Julio Wiziack

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Wiziack

Reformar ou governar?

Bolsonaro já percebeu que discurso do novo jeito de fazer política pode não ser concretizado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jair Bolsonaro se elegeu presidente prometendo acabar com o velho jeito de se fazer política, mas, sem quadros para montar seu governo, pode ter o discurso arruinado pelas articulações do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), futuro ministro da Casa Civil. 

O congressista tenta emplacar o ministro da Infraestrutura, afastando militares próximos a Bolsonaro. 

Há 15 dias, o vice-presidente, general Hamilton Mourão, um dos responsáveis por esse tema, entregou para o presidente eleito o nome para ocupar o Ministério de Minas e Energia. Onyx tenta viabilizar sua própria indicação, costurada depois de conversas com o MDB do presidente Michel Temer.

Na saúde e na educação não é diferente. Na economia, reduto do futuro ministro Paulo Guedes, as ingerências políticas também marcam presença.

Enquanto Guedes pretende agregar o Ministério de Indústria e Comércio à pasta da Economia (além da Fazenda e do Planejamento), Onyx conquista apoio da ala evangélica para mantê-lo independente e, provavelmente, com um ministro indicado pela bancada. Em troca, barganha apoios contra a reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) à presidência da Câmara.

Onyx conduz a transição.

A realidade tem sido um exercício difícil e Bolsonaro já percebeu que seu discurso não poderá ser plenamente concretizado. Se não prestar atenção ao que ocorre na sua cozinha, dará margem para que o toma-lá-dá-cá, que ele tanto condenou na campanha, continue em prática.

Na esfera administrativa, emissários de Temer que ajudam na transição evocam a reforma implementada pelo então ministro de Fernando Henrique Cardoso Luís Carlos Bresser Pereira.

Quem participou lembra que a transferência de uma simples secretaria para outro ministério levou três meses e arremata com uma frase do ex-ministro: “Um presidente precisa escolher entre fazer uma reforma administrativa e governar”.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.