Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk
Descrição de chapéu envelhecimento

Boca seca em idosos e os seus remédios

Comprimidos demais podem causar a condição conhecida como xerostomia

A sensação de boca seca dos idosos está associada ao uso concomitante de muitos remédios, segundo artigo publicado em recente edição do "Journal of the American Geriatrics Society".

O professor Edwin C. Tan e colaboradores do Centro de Pesquisas em Envelhecimento do Instituto Karolinska, Suécia, destacam que o maior risco para xerostomia (boca seca) no idoso é maior para drogas usadas no controle da incontinência urinária (perda de controle da micção).

Outros remédios, como antidepressivos, ansiolíticos, hipnóticos e antipsicóticos, também estão relacionados ao mesmo problema.

Artigos apontam que excesso de medicamentos são causadores do fenômeno da boca seca
Artigos apontam que excesso de medicamentos são causadores do fenômeno da boca seca - George Frey Reuters

Os autores assinalam que os geriatras e clínicos gerais devem avaliar a relação risco-benefício da boca seca, pelo potencial risco de complicações na saúde dental do idoso e na possibilidade de suspensão do necessário tratamento medicamentoso .

Como a hipofunção da glândula salivar aumenta com grande número de diferentes remédios usados pelos idosos, podem surgir cáries dentárias, perda do paladar, candidíase e inflamação da mucosa oral.

Camila Porto de Deco e colaboradores da Faculdade de Odontologia da UNESP, em São José dos Campos (SP), abordam no "Brazilian Journal of Oral Science" o mesmo tema. Referem que a xerostomia também pode afetar comer, beber, engolir e levar à retenção de próteses removíveis, reduzindo a qualidade de vida.

Referem que para tratar a boca seca com terapia tópica não há terapêutica eficaz. Entretanto, enxaguamentos e gomas de mascar podem aliviar os sintomas.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.