Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

A transformação emocional de ex-obesos

A cirurgia bariátrica que faz voltar ao peso normal obesos mórbidos é uma rotina nos principais centros médicos nacionais e internacionais. Cerca de 100 mil operações para a redução do estômago foram realizadas em 2016 no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica.


Apesar dos milhares de procedimentos realizados em muitos países, a maioria dos estudos publicados analisa a técnica cirúrgica empregada e sua repercussão metabólica no pós-operatório. Poucos pesquisam as reações emocionais dos pacientes.

Mulher obesa observa o movimento na Times Square, em Nova York (EUA)
Mulher obesa observa o movimento na Times Square, em Nova York (EUA) - Lucas Jackson/Reuters


Uma pesquisa realizada na Suécia, publicada na revista Jama Surgery desta semana, mostra as mudanças nas relações interpessoais de ex-obesos, depois da cirurgia.


O professor Gustaf Bruge e colaboradores do Instituto Karolinska, Suécia, observaram  aumento no número de casamentos e novos relacionamentos entre os solteiros no pós-operatório, apesar de a melhora na saúde ser a principal indicação para a cirurgia.


Por outro lado, também foi observado aumento de divórcios ou separações entre 29.234 participantes da cirurgia gástrica naquele país. A pesquisa abarca um período de dez anos com pacientes de idade entre 37 e 60 anos.


Para os autores, os casais que anteriormente à cirurgia mantinham difícil relação é um forte preditor para separações e divórcios e não as consideram um efeito adverso do pós-operatório. Avaliam ser a demonstração de que a melhora física e psicológica gera confiança e aumenta a autoestima dos pacientes convivendo em relações familiares inadequadas.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.