Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk
Descrição de chapéu saúde

Morte por hipotermia num país tropical

Hipotermia acidental em um país tropical é o título de artigo publicado na Revista da Associação Médica Brasileira em 2003.

Há 15 anos, Valdir Golin e colaboradores do Serviço de Emergência da Santa Casa de São Paulo analisaram, no período de 1987 a 2001, o atendimento de 212 pacientes moradores de rua portadores de hipotermia, com 69 mortes.

Morador de rua foi encontrado morto em frente ao terminal de ônibus Cidade Tirantes, zona leste de São Paulo. Suspeita é de a causa tenha sido hipotermia
Morador de rua foi encontrado morto em frente ao terminal de ônibus Cidade Tirantes, zona leste de São Paulo. Suspeita é de a causa tenha sido hipotermia - Avener Prado/Folhapress

Os atuais e próximos dias frios sugerem aumento de casos de hipotermia devido ao grande número de moradores de rua em São Paulo.

O nosso corpo perde calor muito mais depressa do que consegue produzi-lo, principalmente quando estamos tremendo de frio.

Nessa situação, surge o risco de vida para o morador de rua. Dormir ao relento, no sereno, sem abrigo, sem proteção, sem teto, sentindo frio, ao tomar uma bebida alcoólica experimentará a agradável sensação de calor.

Entretanto, irá perder muito mais calor corporal pela vasodilatação dos vasos sanguíneos periféricos, como sugerem as duas mortes recentes por hipotermia. Possivelmente também contribuíram para o óbito a saúde fragilizada por doenças pulmonares ou infecções associadas ao alcoolismo.

Em substituição às bebidas alcoólicas são sugeridos líquidos quentes como o chocolate quente e sopas dos mais diferentes tipos e sabores. Elas com certeza irão ajudar a manter a temperatura corporal em seus níveis normais, bem acima dos perigosos 35 graus centígrados.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.