Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk
Descrição de chapéu envelhecimento

Os sofridos pés dos idosos

Deformidades podem ser causadas por alterações congênitas ou sapatos inapropriados

Todos o tratam mal. A preocupação é maior com a beleza do calçado do que com o bem-estar do pé. Com o tempo, surgem as consequências.

Deformidades nos pés podem ter como origem alterações congênitas ou sapatos inapropriados, que provocam dor e possíveis quedas. 

Os problemas nos pés, como explica Amy Muchna, da Faculdade de Medicina da Universidade do Arizona, EUA, afetam a eficiência do modo de deambulação pela alteração na biomecânica da marcha. Essa modificação aumenta o gasto de energia e leva rapidamente à fadiga, no caso de idosos.

Proposta de intervenção urbana em São Paulo assinada pelo artista Eduardo Srur
Proposta de intervenção urbana em São Paulo assinada pelo artista Eduardo Srur - Divulgação

Estudo de Muchna e colaboradores publicado no Journal of the Podiatric Medical Association deste mês, sobre problemas nos pés de idosos, refere que a dor nos pés ocorre em cerca de 24% desse grupo populacional levando a desequilíbrio na forma de andar e risco de queda.

Anualmente, segundo as estatísticas dos autores, cerca de um terço dos adultos com mais de 65 anos de idade e mais da metade dos acima dos 80 sofrem quedas.

A dor nos pés também pode estar relacionada a comorbidades, como diabetes e neuropatia (nervos periféricos afetados), resultando em menor velocidade na caminhada, passos curtos, balanço de corpo aumentado, pessoa fragilizada e risco de tombos. 

Uma intervenção precoce para aumentar a mobilidade e estabilidade do idoso reduz o risco de quedas, resolve o problema dos pés e melhora a qualidade de vida.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.