Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

Acidentes oculares em crianças

Nos EUA há uma tendência geral de redução desses traumas, mas houve aumento em esportes e em casa

Acidentes acontecem, mas podem e devem ser prevenidos, principalmente os relacionados às lesões oculares em crianças. Segundo especialistas, são a principal causa de perda de visão nessa faixa etária.

Crianças jogando futebol com um adulto
Crianças jogando futebol com um adulto - Agustin Marcarian/Reuters

Na revista Jama Ophtalmology deste mês a médica Eleftheria Matsa traz boas notícias sobre esse grave problema. Nos EUA há tendência para redução desses traumatismos.

Entre 2006 e 2014, danos oculares em crianças diminuíram 26,1%. Foi observada uma maior queda das lesões oculares relacionadas a acidentes automobilísticos (79,8%).

Entretanto, em atividades esportivas foi observado aumento (12,89%), assim como nas residências (20,7%).

No Brasil, em média, os traumas oculares infantis ocorrem por volta dos sete anos, referem a médica Juliana Tessari Dias Rohr e colaboradores do Hospital de Base de Brasília na Revista da AMB.

Entre os pequenos pacientes, 68% eram meninos e 32% meninas, quase a mesma proporção observada nos EUA.

Em Brasília, 62% dos acidentes ocorreram nos domicílios. Madeira, pedras, quedas, ciclismo e vidro estavam entre as causas de traumas.

Pelo risco de ambliopia (disfunção do olho atingido) são necessários acompanhamento e monitorização independente do trauma ocular.

Acentuam também os autores a necessidade de campanhas educacionais para prevenção de fatores potencialmente de risco, como brinquedos inadequados. Há também necessidade de proteção na prática de esportes.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.