Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

Simpósio internacional debate sistemas de saúde

Estados abalados por conflitos podem não ter acesso a medicamentos essenciais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A cidade de Liverpool foi a sede do 5º Simpósio Global de Pesquisas em Sistemas de Saúde, na semana passada, sob o patrocínio do Economic & Social Research Council e Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido.

Os sistemas de saúde são estruturas criadas para atendimento médico da população de vários países. 
No Brasil foi criado pela lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, o SUS —Sistema Único de Saúde, para dar acesso integral, universal e gratuito aos brasileiros. Atua sob a gestão e supervisão do Ministério da Saúde.

Dentro da programação do simpósio, foram abordados estudos sobre Estados especialmente frágeis, abalados por conflitos e que, além disso, apresentam a possibilidade de que até 2030 poderão concentrar 60% dos pobres do mundo.

Em relação à lista dos 433 medicamentos essenciais da OMS, restrições financeiras podem dificultar aos pacientes obter a medicação em países de média ou baixa renda, situação que demanda rápida resolução.

No simpósio foi lançado o livro “Research evidence on achieving health for all by 2030” (Pesquisas comprovam o alcance da saúde para todos em 2030, em tradução livre), com Introdução de Vera Schattan Coelho, do Brasil. 

Ela assinala que os resultados apresentados ao simpósio pelas 27 equipes de pesquisadores em sistemas de saúde e constantes no livro, sugerem os caminhos necessários para interromper o círculo vicioso entre 
pobreza e doença.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.