Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

O intrometido caruncho na comida

Bicho que invade alimentos acha as melhores condições de reprodução no verão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A exemplo do alerta difundido no ano passado, o Instituto Biológico de São Paulo, da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, divulgou novamente para os atuais dias de intenso calor alguns cuidados com o caruncho, um conhecido inseto que às vezes aparece nos alimentos.

Ele não transmite doenças para os seres humanos e não é perigoso como as moscas e mosquitos, alerta o pesquisador Marcos Potenza, do Centro de Pesquisa de Proteção Ambiental do Instituto Biológico. 

O bicho pode aparecer o ano todo, mas é no verão que ele encontra as melhores condições para sua reprodução. A fêmea chega a depositar centenas de ovos; as larvas saem dos ovos poucos dias depois e em 30 dias atingem a fase adulta. E então recomeça o ciclo de reprodução e infestação nos alimentos.

Caruncho da espécie Sitophilus granarius, que se alimenta de trigo
Caruncho da espécie Sitophilus granarius, que se alimenta de trigo - U.Schmidt

O problema do intrometido caruncho é que ele não permanece no local onde surgem suas larvas. Elas conseguem migrar para outros alimentos guardados ao lado no mesmo armário, disseminando a infestação pelas pequenas aberturas da embalagem.

A recomendação de Marcos Potenza para o problema: um produto infestado demais por carunchos deve ser congelado por 24 horas para evitar sua sobrevivência e dispersão no lixo descartado.

Profissionais que também atuam na área de controle desses insetos igualmente sugerem cuidados nos armários da cozinha: preferir potes de vidro para os produtos, que devem ficar bem fechadas, evitar estoques por longo tempo e verificar sempre a data de validade do alimento nos pacotes, já que a data vencida facilita a sobrevivência do caruncho.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.