Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

Você sente dor nos pés?

Obesidade, diabetes e uso de certos sapatos podem piorá-la

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A frequente e descuidada dor nos pés tem várias causas. 

Estatísticas apontam que nos EUA a incidência de dor nos pés é de 19% em homens e 25% em mulheres; na Austrália, em 26,1% no sexo masculino e 33,6% no feminino.

Uma das causas da dor nos jovens é o uso de sapatos inadequados e apertados demais e de chinelos (cuja borracha pode causar fissuras ou ressecamento).

Homem examina os pés, com o tênis ao lado
Uma das causas da dor nos jovens é o uso de sapatos inadequados; nos idosos, a dor pode estar associada à formação de calos plantares - Muhammad Hamed/Reuters

No caso dos idosos, como refere Tiffany K. Gill na revista Arthritis Care & Research, a dor pode estar associada à rigidez dos tecidos na região dos metatarsos ou à formação de calos plantares dolorosos.

Em geral, entre as demais causas estão a obesidade (por aumento de pressão nos pés), diabetes descompensada, ausência ou excesso de atividade física, idade (principalmente idosos) e gênero.

Para os idosos, uma dificuldade é cuidar dos pés e das unhas que, ao crescerem sem os devidos cuidados, ficam deformadas e grossas, provocando quedas, desconforto e dor.

Pesquisa de Maria José S. Marin e Mateus de Carvalho Maciel, publicada na Revista de Geriatria e Gerontologia, explica que os idosos não procuram tratamento para a dor nos pés porque não a consideram um grave problema.

Muitas vezes eles nem sabem que existem podólogos, técnicos que cuidam dos pés, tratam unhas encravadas e higienizam as unhas. Também pode ser necessário um ortopedista, em caso de alterações ósseas, um dermatologista, para micoses e infecções, e um médico vascular ou neurologista para problemas de neuropatia periférica.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.