Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

A desconhecida alergia ao gergelim

A condição afeta 1,1 milhão de pacientes, entre adultos e crianças, nos EUA

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os deliciosos e prazerosos alimentos da cozinha árabe ou libanesa, quando preparados com gergelim, podem provocar reação alérgica. O gergelim mereceria constar nos rótulos de alimentos ao lado dos grupos de alergia alimentar, como o amendoim, leite, mariscos, nozes, ovos, soja, peixe e trigo.

Estima-se que 1,1 milhão de pacientes nos EUA tenham alergia à gergelim
Estima-se que 1,1 milhão de pacientes nos EUA tenham alergia à gergelim - TheUjulala/Pixabay

Sintomas leves podem surgir quando apenas polvilhados sobre alimentos, como nos pães de hambúrguer. Reações mais intensas em pessoas susceptíveis estão sempre relacionadas ao gergelin, presente no tahine, um creme ou pasta de sementes de gergelim e ao homus, feito de grão-de-bico misturado com tahine.

O professor Christopher M. Warren e colaboradores da Universidade Northwestern, em Chicago, EUA, demostram no Jama Network de agosto que a alergia ao gergelim nos Estados Unidos é relativamente comum. Estimam afetar 0,49% da população ou 1,1 milhão de pacientes, entre adultos e crianças.

Em países de alto consumo de gergelim, como Israel e Arábia Saudita, é considerada uma das principais causas de anafilaxia induzida por alimentos.

O médico I. Dalal, do Centro Médico E. Wolfenson, em Holon, Israel, relata na revista Allergy que o gergelim é a principal causa de severa reação alérgica alimentar em crianças e jovens. Ele perde o primeiro lugar apenas para o leite de vaca como causa de anafilaxia.

Médicos do Hospital Rei Faisal, em Riade, Arábia Saudita, em pesquisa coordenada por F. Sheikh e publicada na revista Asia Pacific Allergy, diagnosticaram urticária e angioedema desencadeados por alimentos como nozes, ovos e gergelim em 238 pacientes internados.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.