Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

Obesos têm mais chance de ter câncer de rim, mas respondem melhor ao tratamento

Paradoxo da doença vem sendo estudado por cientistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ao contrário do que comumente se observa, melhores resultados no tratamento do câncer de rim em obesos do que em pacientes com peso normal têm sido observado e vêm sendo objeto de estudos nos últimos anos.

Agravamento do diabetes, hipertensão e problemas de coração são frequentes em obesos que não controlam bem seu peso, entre várias outras doenças. Não é o caso do câncer de rim de células claras.

Em 2012, Yuni Choi e colaboradores do Samsung Medical Center, em Seul, República da Coreia, relataram no International Journal of Cancer que paradoxalmente doentes obesos apresentavam melhor prognóstico no tratamento da doença do que aqueles com sobrepeso ou peso normal.

Rins são responsáveis por filtrar o sangue e remover íons e dejetos provenientes do metabolismo
Rins são responsáveis por filtrar o sangue e remover íons e dejetos provenientes do metabolismo - Reprodução

Recentemente, na revista The Lancet Oncology de dezembro, Alejandro Sanchez e colaboradores sugerem uma explicação para esse contrassenso.

Há um risco aumentado de desenvolvimento de carcinoma de células renais no obeso, mas também é observada melhora significativa no tratamento desse câncer quando comparado com aqueles de peso corporal normal.

Os autores identificaram frações do código genético no tumor primário e no tecido adiposo peritumoral (a gordura corporal ao redor do tumor) em pacientes obesos e de peso normal e compararam em seguida as diferenças de expressão genética no tecido adiposo com as do próprio tumor.

A conclusão é que as diferenças encontradas e a interação complexa entre o tumor e o microambiente peritumoral observado contribuiriam para a aparente vantagem de sobrevida nos obesos.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.