Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

Quem tem retinopatia pode ter surdez no futuro

Perda auditiva pode ser ainda mais intensa em quem não tem diabetes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Estudos anteriores já haviam determinado que a retinopatia (alterações vasculares na retina, geralmente observada em pacientes diabéticos) está associada à perda auditiva em alguns idosos.

Agora, Sun Joo Kim e colaboradores da Faculdade de Medicina Johns Hopkins, nos EUA, recentemente publicaram estudo na revista Jama ORL, Head & Neck Surgery associando surdez com a retinopatia em pacientes não diabéticos.

Passaram por exames 1.458 pessoas para ter a visão e a audição avaliadas.

Das 453 pessoas com diabetes, 68 tinham retinopatia; dos 1.005 não diabéticos, 42. A perda auditiva, embora ligada à presença de retinopatia nos dois grupos, era ainda mais intensa entre os que não tinham diabetes. 

Os pesquisadores concluíram que entre idosos não diabéticos o diagnóstico precoce de retinopatia daria a possibilidade de identificar precocemente uma futura tendência para perda da audição.

A retinopatia pode ser diagnosticada pela fotografia da retina. É um método não invasivo que mede as alterações presentes nos microvasos sanguíneos do fundo olho.

A importância do diagnóstico precoce da perda auditiva em idosos, para Sun Joo Kim e equipe, está relacionada à importante redução na qualidade de vida dessas pessoas.

Igualmente a surdez também contribui como fator de risco para efeitos adversos à saúde e pode levar a mobilidade limitada. A condição pode ainda contribuir para o surgimento de sintomas depressivos, demências, e outras consequências negativas.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.