Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk
Descrição de chapéu Coronavírus

A pandemia na América do Sul

Além da Covid-19, países enfrentam problemas econômicos e sociais dos isolamentos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dirigindo seu automóvel na contramão em alta velocidade, o prepotente motorista com certeza irá culpar os outros por eventuais acidentes.

Essa é uma das sugestões do relatório de Tony Kirby para a revista The Lancet Respiratory Medicine desta semana, que aborda o impacto da Covid-19 em alguns países da América do Sul.

Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, sempre minimizou a gravidade da pandemia, afirma Kirby, denominando-a de “gripezinha”.

Divergiu, repetida e publicamente, de governadores de Estados brasileiros favoráveis às medidas de distanciamento social, inclusive da proibição de reuniões e suspensão de aulas presenciais nas escolas.

O relatório também refere que, a exemplo de todos os países da América do Sul, o Brasil tem acesso insuficiente aos testes, o que significa que provavelmente há um grande número de casos não relatados da infecção pelo novo coronavirus.

Os isolamentos e bloqueios foram instalados em diferentes momentos em todos os países sul-americanos.

Na Argentina, muitos casos se devem a viagens ao exterior e contatos dessas pessoas, com expansão em seguida para a população. Entretanto, o isolamento realizado nesse país parece ter impedido um grande aumento.

Na Colômbia, duas regiões enfrentam considerável aumento de casos: em Bogotá, a capital, e na cidade de Cali, com uma população de 2,2 milhões de pessoas.

Nos outros países, consta no relatório, os países estão lutando para controlar a pandemia, ao mesmo tempo que enfrentam os problemas econômicos e sociais dos isolamentos.

O Paraguai fez um bloqueio antecipado e teve baixo número de casos e mortes. Mas no Equador, em sua maior cidade, Guaiaquil, autoridades de saúde pública ficaram sobrecarregadas pelos graves problemas do grande número de mortes.

Nestes dois países, a profunda desigualdade social impede grande parte da população de participar do isolamento e parar de trabalhar. A população não quer morrer de fome evitando a Covid-19, conclui o relatório.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.