Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk
Descrição de chapéu Coronavírus

O possível risco da Covid-19 em casa

Há necessidade do rastreamento e quarentena das pessoas que cuidam dos doentes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A transmissibilidade doméstica do agente da Covid-19 é alta e pode aumentar a dificuldade em conter a atual pandemia do novo coronavírus.

Estudo publicado no The Lancet Infectious Diseases de quarta (17), refere que a evidência acumulada sugere que portadores pré-sintomáticos ou assintomáticos podem transmitir a virose a parentes ou pessoas próximas com quem convivem na residência.

Para o professor Qin-Long Jing e colaboradores, o Sars-CoV-2 é mais facilmente transmissível em residências do que os outros vírus que também provocam distúrbios respiratórios nos pacientes.

Os autores destacam que a transmissão dentro de casa pode ser a causa do aumento contínuo de casos na China. Para controle de sua transmissão, quando o doente é cuidado em casa, incentivam a necessidade do rastreamento e a quarentena dos cuidadores ainda assintomáticos, para impedir a transmissão subsequente a outras pessoas.

Para a professora Azra Catherine Ghani, da área de epidemiologia de doenças infecciosas do Imperial College London, ao abordar a disseminação de Covid-19 na Europa, disse que parece que a pandemia acabou e todo o mundo está saindo dela. Mas ela é apenas o começo de sua ocorrência em todos os países.

O secretário-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou em 8 de junho que, apesar da situação na Europa estar melhorando, globalmente está piorando.

Na quinta (18), em entrevista à imprensa, disse que o mundo já registrou mais de 8 milhões de casos de Covid-19. Ocorreram mais de 435 mil mortes e nas Américas, África e sul da Ásia, os casos ainda estão subindo rapidamente.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.