Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

Transplante entre pessoas com HIV

Pesquisa observou segurança no transplante de rim

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O transplante do rim de doadores falecidos com HIV para portadores positivos de HIV com doença renal terminal é possível e seguro, concluiu pesquisa publicada no American Journal of Transplantation.

Esse significativo avanço foi desenvolvido no ano passado por equipes coordenadas por Christine M. Durand e colaboradores da Universidade do Cabo, na África do Sul, e por Dorry Segev e colaboradores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

Com o financiamento para o estudo do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA, 75 adultos foram submetidos ao transplante de rim em 14 centros de pesquisa.

Mensagem no chão diz: Pare Aids
Pesquisadores analisaram transplantes de rim de doadores falecidos com HIV para portadores positivos de HIV com doença renal terminal - Rupak De Chowdhuri/Reuters

Nos últimos anos, os avanços no tratamento dos portadores de HIV vêm permitindo maior e melhor sobrevida a esses pacientes.

Além do próprio HIV como fator de risco para doença renal crônica e doença renal terminal, outros fatores também costumam contribuir para a efetivação do problema, como o envelhecimento, a hipertensão e o diabetes.

Todos os participantes do estudo sobreviveram ao transplante durante o período médio de acompanhamento, que foi de 16 meses.

Um ano após o transplante, a sobrevida do enxerto foi excelente e comparável entre receptores de rins HIV positivos (91%) e rins HIV negativos (92%).

Não houve diferenças nas taxas de infecções que requerem hospitalização, eventos adversos graves ou complicações relacionadas ao HIV.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.