Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

A história da ciência no Brasil

Programa Cesar Lattes do Cientista Residente terá minicurso sobre o tema

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os sinais de fuga de cérebros da ciência brasileira estão sendo observados em participantes das equipes de importantes setores científicos no exterior.

Das várias áreas, destacam-se atualmente as de pesquisas com vacinas para controlar a pandemia da Covid-19.

O Instituto de Estudos Avançados da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) assinala que no Brasil o desenvolvimento da ciência tem sido marcado por uma sucessão de altos e baixos.

Para divulgar a história da ciência e sua evolução em nosso meio, o instituto irá promover, de 6 a 29 de outubro, como parte do Programa Cesar Lattes do Cientista Residente, o minicurso a distância “Ciência no Brasil – A metáfora do mito de Sísifo”.

As aulas estarão a cargo do físico e historiador de ciência Olival Freire Junior, do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia.

O Programa Cesar Lattes do Cientista Residente oferece estada na Unicamp por até seis meses para cientistas de notório saber. Cesar Lattes, professor de Física na USP e na Unicamp, desenvolveu estudos na Inglaterra sobre partículas elementares e foi um dos responsáveis pela descoberta do méson pi.

Durante esse período de permanência na residência, o cientista tem a oportunidade de divulgar sua produção em ambiente acadêmico para estudiosos de diferentes áreas.

A finalidade principal do Cientista Residente igualmente é proporcionar a participação dos destacados cientistas em reuniões de suas áreas especializadas na universidade.

Inscrições e informações sobre o curso pelo site: http://bit.ly/ciencia-no-brasil

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.