Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

Plataforma virtual reuniu especialistas em alzheimer

Em congresso, pesquisadores apresentaram estudos mostrando relação da doença com IMC, escolaridade e obesidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Palestras, reuniões com poucas pessoas e até eleições de sociedades médicas através da internet já entraram para a rotina.

Mas congresso sobre tema médico em plataforma virtual com tantos participantes parece ser um dos primeiros.

A Conferência Internacional da Associação Alzheimer (AAIA) 2020, instalada em Chicago, EUA, no dia 27 de julho, contou com 50 sessões ao vivo, 32 mil participantes de 160 países e mais de 2.800 apresentações de pôsteres com a possibilidade de conversar com os autores, segundo os seus organizadores.

Idosa anda por corredor com iluminação fraca
Destaque foi dado à educação infantil de boa qualidade, por estar associada a um menor risco de demência tardia - Sebatien Bozon/AFP

Novos conhecimentos, como a associação entre menor risco da doença de Alzheimer e a vacinação contra a gripe e pneumonia aos 60 anos e um índice de massa corpórea (IMC) mais baixo no início da vida, foram apresentados, disse a professora Maria C. Carillo, diretora científica da Associação de Alzheimer no encerramento da conferência.

Ela também destacou vários estudos apresentados, como os marcadores biológicos que podem detectar com maior certeza e precisão versões anormais da proteína tau no sangue ou plasma, inclusive a específica para doença de Alzheimer (p-tau217) e diferenciá-la de outras doenças cerebrais degenerativas.

Também fatores de risco para doenças do coração (hipertensão, diabetes e obesidade) na adolescência podem influenciar a memória e a cognição em idade avançada.

Um destaque especial foi dado à educação infantil de boa qualidade, por estar associada a um melhor desempenho de linguagem e memória e a um menor risco de demência tardia.

Durante a conferência foi anunciado o lançamento de pesquisa para analisar o impacto do novo coronavírus no cérebro. A pesquisa terá a participação de especialistas de 30 países e assistência técnica da Organização Mundial da Saúde.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.