Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

Os remédios que guardamos em casa

É preciso tomar cuidado com prazo de validade dos medicamentos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Enquanto permanecemos em casa por causa da Covid-19, devemos aproveitar o tempo para reavaliar os remédios esquecidos nas gavetas.

Um estudo sobre a presença de remédios vencidos nos estoques caseiros foi publicado na revista Cadernos Saúde Coletiva por Máyra Rodrigues Fernandes e colaboradores da Universidade Federal de São João del-Rei, em Minas Gerais.

Os autores observaram alta prevalência de residências com remédios vencidos, principalmente os empregados eventualmente, como os analgésicos, antiespasmódicos, antimicrobianos e antieméticos (para controle de vômitos).

O número de medicamentos vencidos por residência variou de zero a quinze. Eles dispensavam receita médica para serem adquiridos.

Pílulas e cartelas de pílulas jogadas sobre mesa vermelha
Pesquisadores observaram alta prevalência de residências com remédios vencidos - VlaDee/Fotolia

O protetor gástrico omeprazol se destacou no estoque de remédios por estar associado à também elevada presença dos anti-inflamatórios, com frequência relacionados a lesões no trato gastrointestinal.

Para os autores, o uso de medicamentos vencidos pode resultar em intoxicações e reações adversas, além da ausência de efetividade no tratamento.

Mas também deve ser considerado o crescente custo para o sistema de saúde. O Brasil está entre os dez maiores mercados farmacêuticos do mundo, já que o acesso gratuito aos remédios, através do SUS (Sistema Único de Saúde), é dever do Estado.

Máyra Fernandes conclui ressaltando a necessidade de serem implementadas ações educativas aos usuários de medicamentos através do SUS, visando reduzir o acúmulo de remédios em casa, minimizar desperdícios e garantir uso seguro da medicação.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.