Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

O risco doméstico para o idoso

Perigos dentro de casa estão relacionados a fatores que podem causar quedas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A forma recomendada pelas autoridades sanitárias de São Paulo para evitar maior disseminação da Covid-19, manter grande parte da população em suas casas, lembra a possível presença de alguns perigos domésticos para os idosos.

Um desses perigos são os calmantes à base de benzodiazepínicos e os antidepressivos, com frequência associados ao risco de queda em idosos.

Mas existem vários outros perigos nas residências associados a quedas em sexagenários ou de mais idade que não recebem o necessário destaque, segundo um estudo realizado por médicos da Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais.

Relatada na revista Ciência & Saúde Coletiva, a pesquisa demonstra que a população idosa em geral tem pouco conhecimento sobre a importância e repercussão das quedas.

Homem idoso em cadeira de rodas perto de placa de feliz aniversário
Luzes apagadas no quarto podem são fator de risco para quedas de idosos - Luis Robayo/AFP

Mas os idosos da periferia, entretanto, relatam conhecer os riscos das quedas. Os autores explicam que esse conhecimento se deve ao maior contato dos idosos com as equipes das unidades de atenção primária do município, onde as políticas preventivas de saúde são enfatizadas aos usuários.

Para o estudo foram selecionados 601 idosos entre 60 e 95 anos, mais da metade do sexo feminino (58%). Do total, 101 idosos (16,8%) recusaram-se a participar da pesquisa.

O fator de risco domiciliar identificado como o mais presente foi o de deixar as luzes apagadas à noite, no quarto de dormir. Entre vários outros estão levantar-se à noite, banheiro escorregadio e sem proteção, escada sem corrimão, viver sozinho ou com outro idoso, assentos sem braços ou encostos, usar calçado inadequado, usar em casa roupas muito longas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.