Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

A urticária e o frio

Faixa etária mais comprometida está entre 20 e 40 anos, segundo pesquisa sobre a irritação causada pela baixa temperatura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ao desconforto provocado pelos dias gelados desta época, em algumas pessoas surge um inesperado problema na pele: é a urticária provocada pelo frio.

Ela surge de repente quando em contato da pele com o frio, ficando a área avermelhada e com muita coceira, mas podendo regredir espontaneamente depois de 24 horas.

Na revista Einstein, editada pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, a médica Amanda Rocha F. Pereira e colaboradores do ambulatório de alergia e imunologia do Hospital das Clínicas da faculdade de medicina da USP analisaram pesquisa com testes de urticária crônica pelo frio. A faixa etária mais comprometida estava entre 20 e 40 anos.

A melhor forma para enfrentar o problema é evitar essa ocorrência, que desencadeia a urticária, no caso o frio. Apesar de ser desejável, explicam os autores, é muito difícil esse cuidado, e o tratamento sintomático, com anti-histamínicos, pode ajudar.

A prevenção do desencadeamento dos sintomas é muito importante pelo possível comprometimento da qualidade de vida dos pacientes e eventual interferência do prurido na sua atividade diária de trabalho.

Os autores destacam também a dessensibilização como opção terapêutica, que estaria indicada não só para a urticária pelo frio, mas também para outros tipos de urticária.

Essa indução para a tolerância à ação do frio, entretanto, não é duradoura pois necessita de exposição diária ao estímulo que provoca a urticária.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.